Na opinião de Woz, a Apple deveria encarar o Android como um segundo mercado

Woz, um dos fundadores da Apple, acredita que a empresa possa fazer um aparelho Android
Reuters
Woz, um dos fundadores da Apple, acredita que a empresa possa fazer um aparelho Android

Fundador da Apple ao lado de Steve Jobs, Steve Wozniak, mais conhecido por Woz, acredita que a Apple deveria fazer um aparelho seu, mas com o sistema Android, do Google. A declaração foi concedida à  revista Wired durante a participação de Woz em um evento sobre aplicativos, realizado nesta semana, em San Francisco, EUA.

LEIA TAMBÉM: Apple inaugura primeira loja no Brasil no dia 15 de fevereiro

De acordo com ele, não existe nada que proíba a Apple de encarar o Android como um segundo mercado. E não existe motivo para ficar fora desse mercado.

A sugestão de Woz não é tecnicamente impossível, embora improvável de acontecer. O Android é um sistema operacional de código aberto baseado no Apache Software License 2.0, e está disponível para qualquer fabricante de celulares adotar e desenvolver. A Apple poderia ainda fazer o que a Amazon fez, criando sua própria versão para deixá-la com a cara da marca.

Woz aproveitou a entrevista para rechaçar a ideia de que a Apple não seja mais inovadora. No ano passado, muito se esperou por um relógio inteligente ou uma TV que revolucionasse o mercado. O fundador da Apple, há anos afastado do dia-a-dia da operação, acredita que a empresa esteja esperando o momento certo para lançar o produto certo. Mas, alertou, o nascimento de uma nova categoria de produtos é algo que acontece uma vez a cada década.

Ele também apoiou a decisão da Apple de não derramar novas funcionalidades no iPhone, pois funcionalidades não são o mesmo que inovação. "Se você tem algo realmente bom, não mude, não estrague tudo", disse Wozniak.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.