Em participação, os tablets de até R$ 1 mil passaram de 66% em dezembro de 2012 para 94% em dezembro de 2013

Categoria de tablets cresce no Brasil
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Categoria de tablets cresce no Brasil

Os tablets estão se consolidando e garantindo sua popularização entre os consumidores de acordo com o Balanço Telecom, realizado pela Nielsen e divulgado nesta quarta-feira (19). Entre 2012 e 2013, houve um crescimento de 312% em vendas desses itens, sendo o investimento médio de R$ 542,80 ao longo do ano.

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Entre as faixas de preço, as vendas dos tablets até R$ 1 mil cresceram 509% entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013, enquanto as unidades com valor entre R$ 300 a R$ 500 subiram 240%. Em participação, os produtos de até R$ 1 mil passaram de 66% em dezembro de 2012 para 94% em dezembro de 2013. Já os produtos entre R$ 300 e R$ 500, passaram de 48% a 38% no mesmo período.

Além disso, em 2013, a venda de smartphones teve um crescimento de 95% em relação a 2012. É a primeira vez desde o início da medição desses dados que a venda destes itens ultrapassam a de celulares comuns, chegando a 54% dos modelos comercializados em dezembro. Recentemente, a Gartner divulgou números similares sobre as vendas globais de smartphones, também à frente dos celulares mais simples pela primeira vez.

“Essa queda se deve ao fato de o mercado não ter muito mais para onde expandir, em vista que já tem grande penetração, por isso, o investimento na categoria é feito para substituição de produtos e não de novos usuários”, explica Thiago Moreira, diretor de Telecom da Nielsen no comunicado à imprensa.

Os aparelhos com dois ou mais chips (SIM) continuam em alta, e tiveram um crescimento de 11% em 2013, quando comparado com 2012. De acordo com o executivo, isso se deve a alguns fatores: a necessidade e o desejo do brasileiro de estar sempre conectada a internet e as redes, e a maior oferta de dados e planos por parte das operadoras. O preço médio desses aparelhos também cresceu 3% em relação a 2012, passando de R$ 623 para R$ 641, sendo adquirido por consumidores de todos os perfis.

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