Ainda em fase de protótipo, o dispositivo chamado de Projeto Tango será distribuído somente para desenvolvedores

Projeto Tango acompanha o movimento 3D completo do dispositivo, criando simultaneamente um mapa do ambiente
Reprodução
Projeto Tango acompanha o movimento 3D completo do dispositivo, criando simultaneamente um mapa do ambiente

O Google anunciou nesta quinta-feira (19) mais um produto conceito: trata-se do Projeto Tango, um protótipo de smartphone com tela de cinco polegadas contendo hardware personalizado e um software projetado para acompanhar o movimento 3D completo do dispositivo, criando simultaneamente um mapa do ambiente.

LEIA TAMBÉM: Google lista o que usuários devem fazer e não fazer com o Google Glass

Os sensores permitem que o telefone faça cerca de 250 mil medições em 3D a cada segundo, atualizando sua posição e orientação em tempo real, combinando os dados em um modelo 3D único do espaço ao redor do usuário.

O Projeto Tango tem como objetivo fornecer um entendimento aos dispositivos móveis da escala humana do espaço e do movimento. Ele foi desenvolvido pelo Google em parceria com universidades, laboratórios de pesquisa e parceiros industriais de nove países ao redor do mundo. Uma vasta pesquisa sobre o que foi feito na última década na área de robótica e de visão computacional, com foco em celular, foram reunidas pelo grupo que do projeto.

O smartphone roda Android e inclui APIs de desenvolvimento para fornecer posição, orientação e dados de profundidade. A ideia do Google e seus parceiros neste início é fornecer 200 protótipos para desenvolvedores interessados ou envolvidos em projetos nas áreas de navegação interior/mapeamento, jogos/multijogador que usam o espaço físico, e que estejam trabalhando em novos algoritmos de processamento de dados a partir de um sensor.

De acordo com o site do projeto , o Google procura “desenvolvedores profissionais com sonhos de criação além de um aplicativo de tela de toque. Estes dispositivos foram construídos com uma capacidade única de detectar o movimento 3D e a geometria. Queremos parceiros que vão empurrar a tecnologia para frente e construir grandes experiências de usuário no topo desta plataforma.” A distribuição começa em 14 de março.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.