China e Espanha devem ser os primeiros países a receber os aparelhos

Em comunicado publicado nesta quarta-feira (20), a Canonical, empresa responsável pelo sistema Ubuntu, confirmou que os primeiros smartphones com o sistema serão lançados ainda este ano. Os aparelhos serão produzidos pelas empresas bq, da Espanha, e Meizu, da China.

Por isso, espera-se que esses sejam os dois países a receber primeiro os smartphones com Ubuntu. A bq atua também em outros países da Europa, por isso é possível que mais nações europeias recebam os aparelhos ainda este ano.

No comunicado, a Canonical também reforçou o apoio de empresas de telecomunicações com alcance global, como a Telecom Italia e a Portugal Telecom. Com o apoio dessas e de outras empresas de telecom, mais fabricantes devem produzir aparelhos com Ubuntu.

Distribuição mais popular do Linux para desktops, o Ubuntu já é encontrado há alguns anos em notebooks e PCs. Em 2012, a Canonical havia anunciado planos de produzir versões do sistema para smartphones, tablets e até mesmo TVs.

A Canonical havia tentado produzir ela própria o smartphone Ubuntu Edge, que seria o primeiro com o sistema. Mas o projeto, que seria bancado por meio de crowdfunding, não conseguiu fundos suficientes. O Ubuntu Touch, versão do Ubuntu para smartphones e tablets, foi lançado em outubro do ano passado e pode ser testado por desenvolvedores.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.