Sistema da Microsoft está atrás apenas do Android no País

Com os dois novos lançamentos, o Windows Phone chega a 10 aparelhos no mercado brasileiro
Divulgação
Com os dois novos lançamentos, o Windows Phone chega a 10 aparelhos no mercado brasileiro

O Windows Phone chegou ao final do ano como a segunda plataforma mais vendida do Brasil, atrás apenas do Android, do Google e à frente do iOS, da Apple. A informação é do IDC, que ao lado da Microsoft, divulgou dados sobre o Brasil da pesquisa Mobile Phone Tracker referente ao quarto trimestre de 2013.

Celso Winik, gerente de mobilidade da Microsoft Brasil, ressalta que a mudança no ranking ocorreu justamente quando a Apple lançava seus novos modelos, o iPhone 5S e o 5C.

LEIA TAMBÉM: Com telas de 6 polegadas, Lumia 1520 e 1320 chegam ao Brasil

“O fato de termos passado a Apple é um fator interessante, pois mostra que estamos mais adequados ao mercado brasileiro do que eles. Eles estão bem no topo da pirâmide, dos aparelhos ultracaros, mas o Brasil não é só isso. Os resultados dessa pesquisa mostram a compreensão que a Microsoft e a Nokia têm do mercado brasileiro, que é mais produtiva”, disse Winik durante o lançamento dos Nokia Lumia 1520 e 1320 nesta semana em São Paulo.

Os investimentos pesados em marketing feitos pela Microsoft no Brasil, o forte trabalho junto ao varejo e um portfólio amplo de produtos (até 2013 eram oito aparelhos, hoje são dez) foram alguns dos ingredientes do sucesso do Windows Phone no País no último ano, de acordo com Winik.

Conheça os aparelhos da linha Lumia

A entrada de aplicativos populares na loja do sistema da Microsoft também impulsionou a adoção do Windows Phone. “Foi uma equação completa”, conclui. Segundo o gerente de mobilidade, a procura pelo 1020, primeiro aparelho com a tecnologia Pureview na câmera fotográfica de 20 megapixels, também impulsionou as vendas.

Bruno Freitas, analista do IDC, ressalta que 2013 foi uma explosão de vendas, o ano da virada, da popularização dos smartphones. Com a transição do usuário para os smartphones, as vendas desse tipo de aparelho devem chegar a 70% em 2013 (os números internos ainda estão sendo fechados), o que é muito para um mercado de tecnologia, segundo Freitas.

“Dados da Anatel mostram que existem 270 milhões de linhas ativas, mas tem o efeito do dual sim, do tri sim, então não são 270 milhões de aparelhos, e por isso existe aí um potencial de crescimento. O mercado continua bem agitado neste ano”, diz Freitas. Além disso, ele ressalta que o Brasil se tornou o quarto maior mercado de smartphones e que o foco das empresas no País muda em razão disso.

Para Winik, da Microsoft, a força da marca Nokia no Brasil é outro fator importante para o sucesso do Windows Phone. “A experiência de usuário do Windows Phone é muito agradável, o hardware é de excelente qualidade. A Nokia pode ter passado por qualquer situação, mas é uma empresa com reputação excepcional, a força da marca é muito grande. Além disso, tem a história da Microsoft, a integração com uma variedade de serviços em nuvem. A Microsoft é grande, tem uma tradição em sistema operacional para PC”, enumera.

LEIA MAIS: Primeiras impressões do Nokia Lumia 1520

Bruno Freitas, do IDC, afirma que o Brasil seguiu a tendência dos seus colegas de América Latina. Em 2013, o Windows Phone se tornou o segundo sistema operacional em diversos países. “A plataforma teve um crescimento em diferentes produtos e faixas de preço e, no volume, isso obviamente resulta em um aumento de vendas. Algumas partes do mercado estavam reticentes sobre essa expansão [do Windows Phone]. A IDC, internacionalmente, não tanto, pois se trata de uma plataforma multimarca e conta que com a presença da Nokia, uma marca muito conhecida quando você pergunta aos usuários no Brasil”.

A escolha de um smartphone hoje é mais complexa do que era em tempos passados. Se antes o design e o tamanho eram importantes, atualmente outros fatores, incluindo o sistema operacional, ganharam peso, de acordo com o analista da IDC.

“Continua a briga de fabricantes, o apelo por design, por especificações, mas o sistema surgiu como uma alternativa, tanto que se fala muito em convergência de tecnologia. E todas as plataformas têm como mostrar sua convergência, algumas com consoles, outras com músicas. A plataforma é sim um ponto de decisão importante, mas não é só isso, é uma combinação entre produto, plataforma, apps mais baixados. Com os principais aplicativos presentes em todas as plataformas, elas se aproximam em termos de oportunidade de oferta”, conclui.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.