Uma atualização do sistema operacional para smartphones da Microsoft está sendo preparada para o próximo trimestre

Presente no MWC 2014 , o vice-presidente e gerente da divisão do Windows Phone, Joe Belfiore, disse no domingo (23) que a Microsoft dará suporte a todos os dispositivos com Windows Phone 8 e que novos recursos estarão disponíveis em uma atualização prevista para chegar no próximo trimestre. Uma das novidades é o suporte a smartphones dual chip.

A Microsoft diz que o usuário terá total controle na experiência dual chip, ou seja, será capaz de vincular uma interface para cada usuário, com blocos dinâmicos para cada um dos chips. Nos países emergentes, a busca por aparelhos com mais de um chip é bastante grande e é nestes mercados que o Windows Phone 8.1, como está sendo chamada a atualização, pretende se fortalecer.

A empresa de Redmond também revelou uma nova iniciativa para estimular a fabricação de uma ampla gama de hardware para o Windows Phone. Trata-se de um site  criado pela Microsoft para ajudar pequenos fabricantes, lojas e operadores a desenvolverem dispositivos com baixas especificações e preços mais acessíveis. Esse é mais um esforço do Windows Phone para concorrer com o Android, que tem aparelhos de todos os preços e especificações. 

A Microsoft anunciou também novos parceiros de hardware para o Windows Phone: Foxconn, HTC, Huawei, ISR, Karbonn, Lenovo, LG, Longcheer, Nokia, Samsung, ZTE e Xolo vão produzir dispositivos, mas não está claro exatamente quando e quais aparelhos chegarão ao mercado.

Dentre as demais novidades da nova versão do sistema operacional da Microsoft estão os botões na tela, suporte para Snapdragon 200, 400, e 400 LTE chipstes. Ambas as mudanças permitirão que os fabricantes de Windows Phone construam dispositivos mais baratos, mas também aparelhos sem os três botões físicos que todos os dispositivos existentes hoje apresentam. Belfiore diz que as mudanças são projetadas para "nos ajudar a chegar mais longe e com mais força" ao permitir que os fabricantes de celulares reutilizem seus aparelhos com Android já existentes.

A atualização do Windows Phone trará ainda a possibilidade dos aplicativos serem armazenados em cartões microSD. Com isso, os fabricantes podem pensar em dispositivos com apenas 512 MB de memória e 4 GB de armazenamento, por exemplo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.