Cortana, assistente pessoal que funciona por comando de voz da Microsoft, aparece em vídeo na web

Cortana é originalmente personagem de Halo
Reprodução
Cortana é originalmente personagem de Halo

Um vídeo publicado no site Unleash the Phones mostra como seria o assistente pessoal por comando de voz que a Microsoft estaria desenvolvendo para o Windows Phone. A Cortana, como vem sendo chamado o software, funciona com base em perguntas e respostas pelo que pode ser visto no vídeo, diferente do Google Now, do Android, e da Siri, da Apple.

LEIA TAMBÉM: Depois de Android e iPhone, Windows Phone pode ganhar painel de notificações

Pelos testes realizados, existem duas formas de ativá-la: a partir da tela Iniciar ou por meio de um toque no botão físico de Busca do aparelho.

No vídeo, é possível ver como seria a configuração do assistente pessoal. A Microsoft explica Cortana como sendo "uma assistente pessoal em seu telefone, pronta para ajudar com lembretes, sugestões, tarefas e muito mais." Para melhor entender os hábitos do usuário, o programa precisa ter acesso à localização, contatos, e-mails, entradas de voz, mensagens de texto, histórico do navegador e histórico de pesquisa. Cortana também pede que o usuário se apresente, diga como quer ser chamado, e que informe alguns de seus hábitos.

Uma das perguntas feitas pela assistente é sobre as noites do usuário, o que ele faz nos momentos de lazer. Como resposta, ela oferece uma lista de opções, lista esta que inclui atividades como cozinhar algo, assistir algo, levar o cachorro para passear ou ainda trabalhar. No vídeo é possível ver também a configuração de um modo silencioso para o assistente pessoal.

A Microsoft não confirma o desenvolvimento de Cortana, mas o recente acordo fechado entre Microsoft e Foursquare , que prevê a troca de dados, teria sido feito já pensando no assistente pessoal do Windows Phone 8.1. Segundo o ZDNet, a ferramenta da Microsoft usará também dados da plataforma Bing para melhorar e atualizar sua capacidade de reconhecimento de comandos de voz.

Espera-se que a Cortana, cujo nome faz referência a uma personagem do jogo Halo, faça sua estreia na próxima atualização do Windows Phone, a versão 8.1. Ainda não há uma data marcada para que ela chegue, mas sites especializados sugerem que a atualização virá no início deste ano.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.