Com a Laplink, a Microsoft lança uma ferramenta gratuita de transferência de dados para usuários do Windows XP migrarem para versões mais atuais do sistema operacional

PCmover Express para Windows XP copia seus arquivos e ajustes de seu PC com Windows XP para um novo dispositivo
Divulgação
PCmover Express para Windows XP copia seus arquivos e ajustes de seu PC com Windows XP para um novo dispositivo

No dia 8 de abril, a Microsoft deixará de dar suporte aos usuários que ainda utilizam o Windows XP. O sistema receberá apenas atualizações de segurança até 2015. E para ajudar na migração dos clientes para versões mais atuais do seu sistema operacional, a Microsoft anunciou uma ferramenta gratuita de transferência de dados .

LEIA TAMBÉM: Windows XP terá atualizações de segurança até 2015

Em uma parceria com a Laplink, a Microsoft criou o PCmover Express para Windows XP que copia os arquivos e os ajustes do computador atual para um que rode Windows 7, Windows 8 ou ainda Windows 8.1. De acordo com post no blog da Microsoft, a ferramenta copia arquivos, músicas, vídeos, e-mails, perfis de usuários e ajustes de seu PC antigo, transferindo os dados pela rede. Além disso, ela permite que os usuários de Windows XP escolham o que desejam levar para o novo dispositivo.

Inicialmente, o PCmover Express estará disponível para download em inglês por meio do site WindowsXP.com . Ao longo de março, o aplicativo estará disponível em francês, alemão, italiano, japonês, espanhol, coreano, chinês, russo e português. Aqueles usuários que não quiserem esperar poderão baixar a ferramenta da Laplink na Central de Downloads Microsoft. Para os usuários que desejarem transferir aplicações de seu computador antigo, a Laplink também oferece o PCmover Professional, mas que é pago .

Além disso, a partir deste sábado (8), os usuários de Windows XP que têm as edições Home ou Profesional que escolheram receber suas atualizações por meio do Windows Update receberão uma notificação oficial. O Windows Update informará que o fim do suporte ao Windows XP termina em 8 de abril de 2014.

A notificação incluirá um link para o site especial sobre o fim do suporte . A notificação aparecerá nos dias 8 de cada mês a menos que seja desabilitada pelo usuário.

Aqueles usuários que não tiverem certeza sobre qual versão do Windows usam podem ir ao site AmIRunningXP.com . Esse site mostra de forma automática se um PC executa o Windows XP ou se opera com uma versão mais nova, como Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1. Ao detectar o Windows XP, o site exibe instruções de como fazer a atualização antes da data limite do fim do suporte.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.