iOS 7.1 é a maior atualização do sistema operacional da Apple desde seu lançamento, em setembro de 2013

Atualização iOS 7.1 apresenta refinamentos de design na interface do sistema e melhorias no app de calendário
ios 7, apple, sistema operacional, atualização
Atualização iOS 7.1 apresenta refinamentos de design na interface do sistema e melhorias no app de calendário

A Apple divulgou nesta segunda-feira (10) a chegada do iOS 7.1, atualização da sétima versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis. Essa é, de acordo com o site TechCrunch , a maior atualização desde o seu lançamento, em setembro do ano passado. As novidades do software que roda em iPhones e nos iPads estão reunidas em uma página no site da Apple .

LEIA TAMBÉM: Apple deve corrigir falha que reinicia iPhones e iPads com iOS 7

A principal falha no sistema que reiniciava os aparelhos aleatoriamente foi corrigida. O problema vinha sendo chamado pelos usuários de “tela branca da morte” ou “tela preta da morte”, em referência à "tela azul da morte" do Windows, que aparecia quando o sistema encontrava um erro que não conseguia solucionar, obrigando o usuário a reiniciar o computador.

CarPlay

Dentre os novos recursos está o suporte ao CarPlay, sistema para carros desenvolvido pela Apple e recentemente mostrado no Salão do Automóvel de Genebra em modelos da Ferrari, Mercedes-Benz e Volvo.

Basicamente, o que o software faz é levar alguns recursos do iPhone para a tela sensível ao toque de alguns carros. Do painel é possível atender ligações, escolher uma música, acessar mapas e mandar mensagens de uma forma mais segura.

O CarPlay funciona pelo toque no painel, pelos botões físicos disponíveis nos carros e também por um comando de voz dado à Siri, assistente do sistema da Apple. De acordo com a empresa, o CarPlay pode inclusive prever onde o usuário gostaria de ir acessando e-mail, mensagens, contatos e o calendário do smartphone.

Além dos aplicativos nativos do iPhone, o CarPlay suporta outros apps para iOS7 como o Podcasts, Beats Music, iHeartRadio, Spotify e Stitcher.

Veja algumas novidades da atualização do sistema operacional da Apple:

Siri e outras melhorias

A Siri também foi atualizada. Agora é possível controlar até quando a assistente de voz irá escutar o usuário. Basta a pessoa segurar o botão Home enquanto fala e soltá-lo ao terminar. A Siri também ganhou vozes mais naturais em mandarim chinês, inglês britânico, inglês australiano e japonês.

A câmera também tem novidade e passa a vir com o HDR, tecnologia que tira várias fotos para produzir uma imagem melhor no final, já habilitado.

Dentre os aplicativos atualizados está o de calendário, que traz uma lista de eventos junto à visualização por mês. Além disso, a lista de próximos eventos se tornou a tela padrão de entrada no app.

O iTunes Radio também tem novidades e agora permite a criação de uma estação diretamente da busca e a inscrição no iTunes Match do dispositivo.

Efeito paralaxe

Na configuração chamada acessibilidade, a redução de movimento ganhou novos terrenos e está disponível no aplicativo de mensagens, de tempo e na tela de multitarefas. Desta forma, o usuário pode diminuir os movimentos do sistema, responsáveis por produzir o efeito paralaxe que deixa algumas pessoas enjoadas. O efeito paralaxe nada mais é do que uma impressão de que os ícones estão separados do fundo porque se movimentam em ritmos diferentes.

O software recebeu ainda atualizações que melhoram o funcionamento do leitor de digitais e também seu desempenho na versão anterior do smartphone da Apple, o iPhone 4. A interface do sistema também recebeu alguns refinamentos de design.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.