Programa da VTouch substitui o controle remoto pela ponta dos dedos dos usuários, que poderão controlar a TV e até as luzes da casa com pequenos gestos apenas

Programa da Vtouch substitui o controle remoto por gestos com os dedos também no acender das luzes de casa
Reprodução
Programa da Vtouch substitui o controle remoto por gestos com os dedos também no acender das luzes de casa

No futuro, as televisões inteligentes e conectadas à internet da Samsung poderão vir com uma função diferente: apagar e acender as luzes da casa, entre outras. É o que diz Kim Seok-joong, presidente-executivo da VTouch, startup que está em negociações com a gigante sul-coreana, ao Wall Street Journal . De acordo com ele, seu software dispensa o cursor, permitindo ao usuário apenas apontar para os objetos existentes para fazê-los funcionar.

LEIA TAMBÉM: CES 2014: Novas TVs da Samsung terão suporte para gestos mais discretos

Os televisores são um produto importante para a Samsung, mesmo respondendo por apenas 17% da sua receita no último e quarto trimestre do ano passado. As margens de lucro são baixas e a concorrência é grande. Ainda assim, a Samsung vem tentando conquistar o cliente não apenas pelo design, mas também pelas funcionalidades, e trabalha fortemente no conceito de Smart Home, ou casa inteligente, em que todos os dispositivos eletrônicos se conectam uns aos outros por uma rede sem fio e a TV funciona como uma central.

E é nesse conceito que entra a VTouch, que significa contato virtual, cujo programa substituirá os controles remotos completamente, a tal ponto que as pessoas só precisarão da ponta dos dedos para controlar suas TVs e objetos próximos, como luzes e aparelhos de som. Câmeras com o software incorporado vão reconhecer os movimentos dos dedos e enviar sinais para os vários dispositivos conectados segundo explicou Kim Seok-joong ao jornal.

O executivo afirma ainda que a tecnologia da VTouch é mais precisa porque utiliza um algoritmo exclusivo capaz de rastrear os olhos e as mãos do usuário, permitindo que a TV filtre falsos comandos. A meta é que televisões com essa tecnologia sejam lançadas já em 2016 de acordo com Seok-joong.

A VTouch, no entanto, terá que correr contra o tempo e contra a concorrência. A PointGrab, startup israelense que atualmente fornece um software similar para as Smarts TVs da Samsung, também quer se livrar dos cursores e está desenvolvendo um programa que permite que os usuários controlem suas televisões apenas com os dedos. Além dela, a PrimeSense, que fornece sua tecnologia de comando por gestos ao Kinect, da Microsoft, e foi recentemente comprada pela Apple, está no páreo.

Segundo o WSJ, aumentar a precisão de tais recursos é um desafio não só para essas empresas, como para a própria Samsung, que tem lutado para lançar características convincentes no mercado de televisores.

Veja abaixo um vídeo com o conceito do VTouc em ação:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.