Levantamento da Time mostra as cidades do mundo que mais postam autorretratos por número de habitantes

A paulista Carapicuíba é a cidade brasileira que mais faz selfies por habitante
Reprodução
A paulista Carapicuíba é a cidade brasileira que mais faz selfies por habitante

Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, é a cidade brasileira que mais faz selfies por habitante de acordo com um levantamento da Time . A cidade paulista é 85ª no ranking mundial com 33 fotos postadas para cada 100 mil habitantes, que tem como primeiro lugar as cidades de Makati e Pasig, nas Filipinas, com 258 selfies por pessoa. No ranking das cem cidades que mais fazem autorretratos aparece ainda Vitória, na 96ª posição, com 30 imagens para cada 100 mil habitantes.

LEIA TAMBÉM: 'Selfie' é escolhida palavra do ano

Logo atrás das Filipinas estão Manhattan, em New York, nos Estados Unidos (202 imagens por 100 mil habitantes), Miami, na Flórida, também nos EUA (155 selfies por 100 mil pessoas), Anaheim e Santa Ana, nos EUA (147 selfies por 100 mil habitantes), e, em quinto lugar, Petaling Jaya, na Malásia (141 imagens a cada 100 mil habitantes).

Para fazer o levantamento, a Time reuniu em uma base dados mais de 400 mil fotografias postadas no Instragram marcadas como selfie, por meio de hashtags, que incluíam também coordenadas geográficas. No total, foram dispostas no ranking 459 cidades com mais de 250 mil habitantes ao redor do mundo para o estudo.

A primeira leva de fotos foi coletada de 28 de janeiro até 4 de fevereiro e a segunda leva logo depois, de 3 a 7 de março, sempre respeitando os diferentes fusos horários. Durante esse tempo, foram postadas 402,197 imagens com a hashtag #selfie e geolocalização.

Para dar mais consistência ao estudo, a Time rodou ainda um algoritmo que detecta faces para descartar imagens marcadas como selfie, mas que não eram autorretratos. Além disso, foi utilizado um algoritmo de vizinhança para definir qual era a cidade com mais de 250 mil habitantes que mais perto estava da origem de cada fotografia. A Time também procurou por sinônimos de selfie, mas nenhuma palavra apareceu em um volume considerável.

    Leia tudo sobre: instagram
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.