Site comemora aniversário da World Wide Web e reúne informações, curiosidades e mensagens de parabéns

No início dos anos 1990, Tim Berners-Lee criou a linguagem HTML, o protocolo HTTP e o primeiro navegador, elementos cruciais da web
Getty Images
No início dos anos 1990, Tim Berners-Lee criou a linguagem HTML, o protocolo HTTP e o primeiro navegador, elementos cruciais da web

Nesta quarta-feira (12), comemora-se o aniversário da Web. Há 25 anos, Tim Berners-Lee criava a World Wide Web (WWW), descrita em uma proposta de sistema gestão da informação apresentada ao seu então chefe, Mike Sendall, quando ambos trabalhavam no CERN, sigla em francês para Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. “Vago, mas excitante”, foi o que Sendall respondeu.

LEIA TAMBÉM: Internauta brasileiro passa quase quatro horas por dia na web

Para celebrar a data, o Consórcio World Wide Web e a Fundação World Wide Web criaram o site Web At 25 para compartilhar várias informações a respeito do nascimento da Web. Em uma mensagem, Berners-Lee afirma que a internet é universal, aberta e gratuita, ou seja, livre de royalties, e que assim deve continuar. "Milhares de pessoas trabalharam em conjunto para construir o início da Web em um espírito incrível e não nacional de colaboração; outras dezenas de milhares inventaram os aplicativos e serviços que a tornam tão útil para nós nos dias de hoje, e ainda há espaço para cada um de nós criar coisas novas sobre e através da Web. Esta é para todos", escreveu.

No comunicado, Sir Berners-Lee propõe três desafios para os próximos anos de vida da web: Como conectar dois terços da população mundial que ainda não acessa a web? Quem tem direito de coletar e usar dados pessoais, para que fins e sob quais regras? E, por fim, como criar uma arquitetura aberta e de alto desempenho que possa ser executada por qualquer dispositivo, em vez de alternativas proprietárias?

Primeira foto publicada na web por Tim Berners-Lee, de acordo com o site Motherboard
Reprodução
Primeira foto publicada na web por Tim Berners-Lee, de acordo com o site Motherboard

O site traz ainda 24 curiosidades sobre o nascimento da Web, uma linha do tempo  e várias mensagens de parabéns enviadas pelas redes sociais. Algumas curiosidades são sobre o próprio Tim Berners-Lee, mas outras são sobre a Web. Confira algumas abaixo:

1) Berners-Lee é o filho dos britânicos matemáticos e cientistas da computação Mary Lee Woods e Conway Berners-Lee, que trabalhou no primeiro computador eletrônico construído para ser comercializado, o Ferranti Mark 1.

2) Antes de se decidir pelo termo "Web", Berners-Lee pensou em nomes como "Malha de informações", "A mina da informação", e ainda "Mina de informação".

3) Em 1990, Berners-Lee escreveu os códigos do primeiro navegador e editor, chamado de "WorldWideWeb.app", que chegou a funcionar em um computador NeXT. Steve Jobs criou a a NeXT Inc. após deixar a Apple, mas depois.

4) A Web não é a mesma coisa que a Internet. Os protocolos da Internet descrevem como enviar pacotes de informação entre pedaços de software. Os primeiros protocolos da Internet foram definidos em 1969. Desde então, muitos aplicativos usaram esses protocolos de diferentes maneiras, incluindo o e-mail, o FTP , e a própria Web. A Web é qualquer informação que é identificada com uma URL, sigla em inglês para Universal Resource Locator . Isso faz da URL a parte mais importante da tecnologia da Web.

5) A barra dupla "//" em URLs foi uma sugestão de Berners-Lee copiada do sistema de arquivos “domínio” da estação de trabalho Apollo. Depois, a Microsoft adotou a barra dupla invertida “\\” sob a mesma influência.

6) O navegador WorldWideWeb foi disponibilizado na internet pública por FTP, e promovido em mensagens de notícias da rede em agosto de 1991. Outros navegadores logo surgiram, incluindo ViolaWWW, Midas, Erwise e Samba. O Mosaic, que mais tarde se tornou o Netscape, foi lançado em 1993. Você pode experimentar o "modo linha do início do navegador", que foi lançado em 1992, em um emulador de navegador modo linha colocado no ar em 2013.

7) Hoje estima-se que pouco menos de 40% da população mundial tenha acesso à internet. Em média, uma conexão de banda larga fixa custa mais de um terço da renda nos países em desenvolvimento.

8) As línguas mais usadas na comunicação online são, em ordem: inglês, chinês, espanhol, japonês e português.

9) As estimativas sobre o número de páginas existentes na Web variam muito, mas é certamente na casa das dezenas de bilhões. Grande parte das estimativas depende do que os motores de busca acessam, mas acredita-se que existam muitas páginas públicas que não são indexadas.

10) O site Status ao vivo da internet acredita que o número de sites na Web chegará a 1 bilhão até o final de 2014, ano do seu aniversário.

Um simpósio sobre o futuro da internet e um jantar de comemoração ao aniversário da Web acontecem no dia 29 de outubro, no hotel Marriot de Santa Clara, na Califórnia, Estados Unidos.

Greeting from Web inventor Tim Berners-Lee on the Web's 25th anniversary from Web25 on Vimeo .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.