Projeto de estender o Android, sistema operacional usado em mais de três em cada quatro smartphones vendidos no mundo inteiro, para relógios de pulso é chamado Android Wear

Motorola fará relógio inteligente com Android, o Moto360
Divulgação
Motorola fará relógio inteligente com Android, o Moto360

O Google disse nesta terça-feira (18) que relógios inteligentes equipados com seu sistema operacional Android estarão disponíveis ainda este ano, contando com uma variedade de parceiros e sinalizando a intenção da empresa de internet de desempenhar um papel de liderança no que poderá ser o próximo grande mercado de computação.

LEIA TAMBÉM: Google anuncia plataforma Android Wear e volta para 2007

O Google afirmou que estava formando uma parceria com várias empresas de eletrônicos de consumo e tecnologia, incluindo Samsung Electronics, LG Electronics e Intel, bem como com a empresa de moda Fossil Group, para desenvolver a nova linha de relógios.

O projeto de estender o Android, sistema operacional usado em mais de três em cada quatro smartphones vendidos no mundo inteiro, para relógios de pulso é chamado Android Wear .

Um vídeo postado no blog do Google mostrou as pessoas falando em seus relógios para verificar resultados de esportes, controlar música, enviar respostas a mensagens de texto e até mesmo abrir suas garagens de casa.

Ao se alinhar a vários parceiros para desenvolver os smartwatches, o Google busca replicar o sucesso que o ajudou a tornar o seu software gratuito Android o sistema operacional para smartphones mais popular do mundo, segundo analistas.

O anúncio ocorre enquanto há especulações sobre planos do criador do iPhone, a Apple, no segmento de tecnologias vestíveis. O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, prometeu novas "categorias de produtos" para o final deste ano, e a empresa diz estar trabalhando em um smartwatch secreto próprio.

Moto 360

Em transição do Google para a Lenovo desde sua aquisição, a Motorola divulgou também nesta terça-feira em seu blog uma prévia do seu Moto360 , relógio inteligente da marca que roda Android Wear. Sem dar muitos detalhes, o texto anuncia que uma variedade de modelos do gadget estará disponível até o final deste ano primeiramente nos Estados Unidos.

Com informações da Reuters.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.