No dia 21 de março o Twitter completa oito anos de existência

Além de atualizar Twitter por meio do aplicativo para smartphone, usuários podem publicar mensagens por SMS
Getty Images
Além de atualizar Twitter por meio do aplicativo para smartphone, usuários podem publicar mensagens por SMS

Consolidado como uma das redes sociais preferidas enquanto segunda tela pelo brasileiro, isto é, a tela do celular, o Twitter mostra que já está trabalhando para estar também dentro da primeira tela, no caso, a televisão. Em evento realizado nesta quarta-feira (19), em São Paulo, o Twitter Brasil reuniu jornalistas para falar do seu um ano de operação no Brasil, dos seus oito anos comemorados no dia 21 de março, e do futuro da plataforma.

LEIA TAMBÉM: Selfie de Ellen DeGeneres no Oscar bate recorde no Twitter

Um dos executivos presentes no evento, Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina, apresentou um novo conceito, o Twitter na TV, que já vem sendo testado na Índia e que pode chegar à casa dos brasileiros um dia. O Twitter On TV, ou #onTV, como vem sendo chamado, é uma versão do aplicativo para televisões inteligentes que permite ao usuário acompanhar o que está sendo falado sobre um determinado programa diretamente na tela.

Twitter na TV está sendo testado na Índia por uma operadora de televisão por assinatura
Reprodução
Twitter na TV está sendo testado na Índia por uma operadora de televisão por assinatura

Na Índia, esse conceito está sendo testado com uma operadora de TV por assinatura e é totalmente gerenciado por uma empresa terceirizada, responsável por fazer uma curadoria dos conteúdos do Twitter para sua versão televisiva, entre outros. O aplicativo permite, por exemplo, a criação de linhas do tempo com tweets por assunto, ou seja, conteúdo gerado por pessoas que estejam vendo um mesmo programa de televisão. Ou, ainda, que um determinado canal crie versões de linhas do tempo apenas com membros do elenco da série que está passando naquele momento. O Twitter na TV mostra ainda os programas que mais estão sendo vistos e comentados naquele momento para que o usuário possa, a partir desse Trending Topics, escolher o que irá assistir.

Vocação para segunda tela

Em um ano de operação no Brasil, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro e um total de 40 funcionários, o Twitter passou de 40% de usuários móveis ativos na plataforma para 64,7%, enquanto a média mundial é de 76%. Para a rede social do pássaro azul, esse crescimento é importante porque consolida a atual vocação de segunda tela do Twitter também no País.

O diretor geral do Twitter Brasil, Guilherme Ribemboim, afirma que esse crescimento no número de pessoas que acessam a rede social por um dispositivo móvel foi motivado pelo aumento nas vendas de smartphones e também pela parceria que o Twitter tem com as operadoras. Claro, Oi e Tim possuem soluções como Twitter por SMS ou planos específicos de internet pós e pré-pagos que contemplam apenas o acesso às redes sociais, por exemplo.

Outro importante investimento do Twitter, segundo Rafael Dahis, gerente de produto, está nas diferentes versões do aplicativo. De acordo com ele, o Twitter tem tantas versões que é difícil que duas pessoas sentadas lado a lado estejam usando a mesma. Mundialmente o Twitter vem trabalhando para oferecer aplicativos para todos os tipos de celulares, dos mais básicos aos mais completos.

Segundo Rimbemboim, 70% dos usuários acompanham eventos que estão acontecendo em tempo real pelo Twitter, enquanto 60% gostam de acompanhar o que passa na TV pela rede social. Outros importantes usos do Twitter pelas pessoas são a atualização por meio de conteúdos tweetados por portais, 50% dos usuários, e o acompanhamento de uma personalidade no Twitter: 67% dizem seguir perfil de algum famoso.

Veja na galeria abaixo alguns números do Twitter:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.