Tecnologia está sendo aplicada em projetos de carros, casas e objetos pessoais

As impressoras 3D ainda não são um acessório popular, mas, com preços em queda e melhoria da tecnologia, seu uso vem se expandindo e chegando a áreas inusitadas. Abaixo, você confere 10 usos pouco comuns de impressoras 3D.

LEIA TAMBÉM:
Com preços em queda, impressoras 3D devem ganhar mercado em 2014
Inspiradas na MakerBot, startups brasileiras apostam em impressoras 3D

Casa 3D

Liderados pelo professor Behrokh Khoshnevis, um grupo de pesquisadores da Universidade do Sul Califórnia está desenvolvendo uma tecnologia chamada Contour Crafting. A ideia é permitir a construção de casas usando impressoras 3D gigantes, que usam cimento no lugar de plástico. Segundo Khoshnevis, o método completamente automatizado permitiria levantar uma casa em cerca de 20 horas. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em  www.contourcrafting.org .

Urbee 2

Um grupo de pesquisadores americanos quer criar o carro mais ecologicamente correto do mundo, batizado de Urbee 2. Parte do projeto prevê que a carroceria do carro seja construída a partir de uma impressora 3D. Mais informações podem ser obtidas no site  www.korecologic.com .

Vestido 3D para Dita Von Teese

No Brasil para um evento da Swarovski Elements, Michael Schmidt, designer norte-americano especialista em impressão 3D, contou uma pouco da experiência de fazer um vestido articulado em nylon para Dita Von Teese. O vestido, segundo contou Schmidt, foi feito em 2013 a partir de 17 partes impressas unidas umas as outras com ajuda de três mil peças articuladas. Por fim, o vestido foi decorado com 13 mil cristais Swarovski.

Guitarras 3D

Desde 2012, o pesquisador Olaf Diegel usa impressoras 3D para criar modelos de guitarra com designs diferentes . Diegel usa dois tipos de pó para criar suas impressoras. Um é de material plástico e outro é metálico, derivado do alumínio. Depois de criar as guitarras, Diegel encaixa um bloco de madeira na parte interior para servir de apoio para o braço e os captadores do instrumento.

Biquíni N12

A Continuum Fashion, empresa de moda de Nova York (EUA), produz o biquíni N12, criado a partir de impressoras 3D. O nome do biquíni é uma referência ao Nylon 12, tipo de material usado no acessório. O biquíni é feito de algumas partes independentes, que são encaixadas sem uso de tecido ou zíper. O site da Continuum Fashion tem mais informações sobre o produto.

Tênis Recreus

A Recreus, empresa espanhola que comercializa uma versão flexível de filamento, chamado Filaflex, criou um modelo de tênis totalmente impresso em 3D. O design foi feito pelo dono da companhia, Ignacio Garcia, inspirado nos tênis de cano alto que fizeram sucesso nos anos 80. 

Nariz 3D

No Brasil também há usos inusitados da tecnologia de impressão 3D. O médico Humberto Lopes Camargo Júnior, que atua em Porto Alegre (RS), comprou uma impressora 3D da Cliever para dar aos seus pacientes um curioso souvenir. Segundo contou Rodrigo Krug, CEO da Cliever, o otorrinolaringologista tem como prática digitalizar e imprimir o nariz de seus pacientes e dá-los de presente após a cirurgia, para que as diferenças fiquem mais evidentes.

Obama Voice Sculpture

No início deste ano, um evento realizado em Nova York movimentou a área da impressão 3D. Entre os expositores da 3D Printshow estava Gilles Azzaro, que transformou um discurso do presidente dos EUA Barack Obama em uma representação tridimensional, a Obama Voice Sculpture. A onda sonora impressa tem altura, profundidade e largura para representar o volume, o tom e a duração do discurso do chefe de estado. No vídeo é possível ver um laser que acompanha a escultura e toca, ao mesmo tempo, o discurso de Obama.

Mark One

Criada pela MarkForged, a Mark One é a primeira impressora 3D a trabalhar com fibra de carbono contínuo, que permite a impressão de peças, ferramentas e equipamentos tão sólidos quanto alumínio. O material é 20 vezes mais rígido do que o plástico ABS e cinco vezes mais forte. Para se ter uma ideia, ônibus espaciais, foguetes e carros de Fórmula 1 são feitos em com fio contínuo de carbono.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.