Refinamentos do sistema operacional da Microsoft trazem de volta alguns recursos presentes no Windows 7 como os botões de minimizar e fechar janelas de aplicativos

Windows 8.1 recebeu refinamentos que o deixam mais parecido com o Windows 7
Divulgação
Windows 8.1 recebeu refinamentos que o deixam mais parecido com o Windows 7

Assim como Windows Phone 8.1, o Windows 8.1 também tem novidades para os seus usuários. As atualizações, ou refinamentos, como a Microsoft vem chamando, foram apresentados nesta quarta-feira (2) aos desenvolvedores que participam da conferência Build, em San Francisco, nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: Windows Phone ganha Cortana, sistema de comando de voz

Como já era esperado, grande parte das novidades são voltadas para o usuário de PC e tablet que prefere trabalhar com teclado e mouse ou que tem o Windows 8 ou 8.1 instalado em uma máquina que não tem tela sensível ao toque.

A primeira novidade é que os usuários poderão escolher qual tela aparecerá assim que o dispositivo ligar: se a tela inicial padrão do Windows 8, com seus blocos dinâmicos, ou se área de trabalho, herdada do Windows 7. Outra mudança é que agora os botões de liga/desliga e o de busca estão fixos na parte superior direita da tela inicial, ao lados das informações do usuário. O objetivo da Microsoft foi deixar mais visível dois dos comandos mais requisitados do sistema, que antes só apareciam em um menu flutuante.

Outro recurso presente nessa atualização do Windows 8.1 é barra de tarefa, que a partir de agora aceita atalhos de programas da área de trabalho e também de aplicativos da Windows Store. A barra de tarefa também está mais visívell: para abri-la, basta levar o cursor para a parte inferior da tela que ela aparece.

Uma outra novidade que lembra bastante as versões anteriores do Windows, especialmente a 7, são os botões de minimizar e fechar, agora disponíveis nos aplicativos também. Outro recurso velho conhecido dos usuários também foi adaptado para os blocos dinâmicos do Windows 8.1. Agora, para mover, diminuir ou aumentar um app na tela inicial, basta clicar com o botão direito que as opções de configuração aparecerem em uma janela.

O Internet Explorer 11 também recebeu atualizações que melhoram a experiência do usuário com teclado e mouse. A partir de agora, o IE detecta o dispositivo do usuário e o tipo de entrada, se é um tablet com tela sensível ao toque no modo paisagem ou se é um computador com mouse e teclado, para adaptar a navegação a uma melhor experiência.

A atualização do Windows 8.1 será lançada no dia 8 de abril, mesmo dia em que acaba o suporte ao Windows XP, e é gratuita e automática para usuários do Windows 8.1 e Windows 8.1 RT. Os usuários que ainda estiverem rodando o Windows 8 precisam baixar a atualização via Windows Store.

Veja no vídeo abaixo as novidades da atualização do Windows 8.1 (em inglês):


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.