Novo assistente de voz chega com a versão 8.1 do Windows Phone, que deve ser lançada até junho. Inicialmente, Cortana deve suportar apenas comandos em inglês

Joe Belfiore, vice presidente de sistema da Microsoft, apresenta as funcionalidades da Cortana, assistente pessoal por comando de voz do Windows Phone 8.1
AP Photo/Eric Risberg
Joe Belfiore, vice presidente de sistema da Microsoft, apresenta as funcionalidades da Cortana, assistente pessoal por comando de voz do Windows Phone 8.1

Nesta quarta-feira (2), a Microsoft deu início à sua conferência anual de desenvolvedores, a Build. Realizada em San Francisco, nos Estados Unidos, o evento começou com uma palestra sobre as novidades do Windows Phone 8.1, entre elas, a chegada já esperada de Cortana, a assistente pessoal e digital do sistema. 

LEIA TAMBÉM: Assistente pessoal da Microsoft deve funcionar com base em perguntas e respostas

Cortana, cujo nome foi retirado de uma personagem do jogo Halo, também da Microsoft, segue a linha de Siri, a assistente pessoal da Apple para iPhone que também funciona por comandos de voz, e do Google Now, presente nos aparelhos com Android. A assistente da Microsoft funciona de forma integrada ao buscado da Microsoft, o Bing, e tem como principal função substituir a busca manual nos smartphones com Windows Phone 8.1. Basta falar com o smartphone o que você deseja buscar.

Segundo informações do The Next Web , Cortana pode dar ao usuário uma lista de restaurantes, graças a sua integração com o Yelp, organizar compromissos e responder a perguntas sobre o mundo em geral. Além disso, ela é capaz de lembrar o usuário de algo que ele anotou sobre alguém quando ambos estiverem em contato, seja numa ligação ou em uma troca de e-mails. As funcionalidades da assistente pessoal do Windows Phone 8.1 são configuráveis, ou seja, é possível definir a que dados ela terá acesso, e podem ser estendidas para aplicativos de terceiros.

O Cortana será incluído na atualização Windows Phone 8.1 que, segundo o The Verge , deve chegar nos próximos meses, provavelmente até junho. Inicialmente, o Cortana suportará apenas o inglês. A empresa tem planos de incluir suporte para comandos em outros idiomas, mas não há detalhes sobre esse processo.

Conheça os aparelhos Lumia com Windows Phone e Windows RT

Outra novidade do Windows Phone 8.1 é o Action Center, o centro de ação em português, espaço que já existe no Android e no iOS e que mostra em apenas um lugar como está a bateria do smartphone, notificações de aplicativos, e que possui também quatro botões para o usuário personalizar com os recursos que desejar. Tela de bloqueio personalizável é outra novidade da Microsoft que deve interessar aos desenvolvedores.

Os donos dos celulares também serão capaz de definir o papel de parede de sua tela inicial. Basta recortar a foto com as dimensões adequadas que o sistema coloca a imagem por baixo dos blocos dinâmicos da interface do Windows Phone 8.1.

Vice-presidente de sistemas da Microsoft, Joe Belfiore foi quem ficou responsável por mostrar as novidades do Windows Phone 8.1.  Além das atualizações, o sistema ganhou dois novos parceiros de hardware: Micromax e Prestigio, que se juntam à lista de outros 10 fabricantes: Gionee, HTC, Huawei, Karbonn, Lenovo, LG, Nokia, Samsung, Xolo e ZTE.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.