No Brasil, de acordo com dados da StatCounter, 13,67% dos computadores rodavam Windows XP em março

Lançado em 2001, Windows XP ainda é o segundo sistema mais utilizado do mundo
Getty Images
Lançado em 2001, Windows XP ainda é o segundo sistema mais utilizado do mundo

A poucos dias do fim do seu suporte, o Windows XP permanece como o segundo sistema operacional mais popular do mundo segundo informações do StatCounter , companhia independente de análise via internet. Em março, 54,7% dos computadores rodavam Windows 7, 18,6% Windows XP e 8,6% Mac OS X. No dia 8 de abril, acaba o suporte ao Windows XP, sistema operacional da Microsoft lançado em outubro de 2001, que poderá deixar as máquinas vulneráveis.

LEIA MAIS: Cinco respostas sobre o fim do suporte ao Windows XP

O Windows XP aparece como o segundo sistema operacional mais utilizado em diversas regiões: Europa (15,9%), América do Sul (17,8%), Ásia (24,9%) e África (30.5%). Na América do Norte, a plataforma já é a terceira mais usada: 14.5%. A Oceania é a região mais avançada: por lá, o Windows XP ocupa o 4º lugar no ranking dos sistemas operacionais, rodando em apenas 8% das máquinas.

No Brasil, de acordo com dados da StatCounter, 13,67% dos computadores rodavam Windows XP até o final de março.

O NetApplications traz números mais preocupantes: de acordo com o rastreador online, em março, 27% do tráfego da web vinha de computadores que rodam Windows XP. Ainda assim, segundo a Cnet , houve uma queda de 29% frente a fevereiro.

Segundo a reportagem, a forte adoção do XP por empresas no passado é o que melhor explica a longevidade do sistema que neste ano completa 13 anos. Para um usuário pessoa física é mais fácil atualizar para outra versão do Windows do que para empresas que possuem um grande número de máquinas e programas desenvolvidos para determinada versão do Windows.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.