Tamanho do texto

Segundo o site The Verge, produto deve concorrer com Apple TV e Amazon Fire TV

Android TV é o novo projeto do Google para televisores
The Verge
Android TV é o novo projeto do Google para televisores


O Google está desenvolvendo um novo sistema para TVs, segundo o The Verge . Segundo documentos da empresa obtidos pelo site, a plataforma se chamará Android TV e virá em um equipamento similar à Apple TV e à nova Fire TV, da Amazon.

O The Verge explica que o Android TV tem objetivos bem menos ambiciosos do que o Google TV, sistema lançado pelo Google em 2010 e que fracassou nas lojas. Segundo o The Verge, serviços de vídeo sob demanda importantes como Netflix e Hulu estão criando aplicativos para o sistema.

Pelas imagens divulgadas no The Verge, dá para notar que o Android TV terá uma interface bem simples, similar a de concorrentes como Apple TV e Roku. Na tela principal há apenas uma caixa de busca no Google e ícones para filmes e seriados. O sistema também terá suporte para comandos de voz.

Outra ideia do Google é integrar o Android TV ao smartphone do usuário. Assim, o Android TV poderá, por exemplo, permitir que o usuário termine de ver um filme que começou a assistir no celular ou tablet. 

Terceira aposta

O Android TV seria a terceira aposta do Google em produtos para TV. Lançado em 2010, o Google TV é um sistema que pode ser encontrado em algumas TVs da Sony, LG e outros fabricantes.

Na época, o Google apresentou o Google TV como uma plataforma que iria revolucionar o mercado, mas isso não aconteceu. O Google TV ainda pode ser encontrado em algumas TVs, mas o investimento no sistema praticamente parou. Há rumores de que a marca Google TV será descartada em breve.

O segundo projeto do Google é o Chromecast , lançado no ano passado. Em forma de um pen drive, ele se conecta à porta HDMI da TV e permite exibir no aparelho vídeos guardados em PCs ou disponíveis na internet, por meio de aplicativos. 

Veja fotos de data centers do Google pelo mundo