Conceito de Windows para carros foi mostrado recentemente na Build, conferência para desenvolvedores da Microsoft

Microsoft está trabalhando em uma versão optimizada do Windows para carros
Reprodução
Microsoft está trabalhando em uma versão optimizada do Windows para carros

Na cola da Apple, a Microsoft mostrou em sua conferência para desenvolvedores, a Build, realizada de 2 a 4 de abril em San Francisco, EUA, uma versão do Windows para carros. Segundo o The Verge , a proposta é similar a do CarPlay, da Apple : projetar o que está no smartphone na tela do automóvel de uma forma inteligente e integrada ao Infotenimento para veículos, ou IVI, sigla em inglês para sistema integrado de informações e entretenimentos veicular.

LEIA MAIS: Atualização de sistema da Apple corrige falha e traz suporte a carros, o CarPlay

Levar o Windows para dentro dos carros não é uma novidade para a Microsoft. Há alguns anos, carros da Ford, Kia, BMW, Nissan e Fiat carregam versões especiais do Windows, que funciona como base para as interfaces criadas pelas próprias fabricantes.

Na apresentação de Steve Teixeira, um dos executivos da Microsoft que acompanha de perto os projetos de Internet das Coisas, é possível ver o Windows adaptado para carros. O conceito utiliza o padrão de conectividade conhecido por Mirrorlink, já presente em celulares da Nokia com Symbian e em fones da linha Xperia da Sony, e que deve crescer nos próximos anos. Volkswagen, Honda, Toyota e Citroen estão trabalhando em carros com suporte ao Mirrorlink, assim como fabricantes de sistemas de som automotivos como Pioneer e Alpine.

O protótipo do sistema para carros leva as funcionalidades do Windows Phone para a tela, mas se parece com uma miniatura do Windows 8, para computadores e tablets. Nos blocos dinâmicos aparecem as funções de rádio, mapas e aplicativos. A ideia de fazer uma demonstração na Build era justamente incentivar os desenvolvedores a criarem programas para essa futura versão do sistema, muito embora ela não tem data para sair.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.