Saturação do mercado de tablets mais caros em países ricos é um dos fatores para diminuição das vendas do tablet

A Apple divulgou nesta quarta-feira (23) seu balanço fiscal referente aos três primeiros meses de 2014. A empresa superou as expectativas do mercado, com receita bruta de US$ 45,6 bilhões.

LEIA TAMBÉM:
60 aplicativos úteis para iPhone e iPad

iPhone 5s é o produto mais vendido da Apple
André Cardozo/iG
iPhone 5s é o produto mais vendido da Apple

O iPhone, carro-chefe da empresa, registrou crescimento de vendas em relação ao mesmo período de 2013. Foram 43,7 milhões de aparelhos vendidos neste ano, contra 37,4 milhões do ano passado. 

Outro produto importante da empresa, o iPad não teve o mesmo desempenho. As vendas caíram 16% em 2014. Nos três primeiros meses deste ano, foram 16,3 milhões de unidades vendidas (incluindo os modelos Air e Mini), contra 19,4 milhões no mesmo período de 2013.

A queda do iPad pode ser creditada a vários fatores. Um deles é que, nos países desenvolvidos, o mercado de tablets de preço mais alto já está perto da saturação e o crescimento é menor. Diversos estudos mostram que o crescimento maior do mercado de tablets está em países emergentes e entre os modelos mais baratos, mercado em que a Apple não atua. Outro fator é o aumento da concorrência, principalmente entre os tablets com telas de 8 polegadas ou menos.

Mac e iPod

A Apple também divulgou dados de duas linhas de produtos menos importantes para a empresa. Os computadores da linha Macintosh mantiveram a tendência de ligeiro crescimento dos últimos anos, com 4,1 milhões de unidades vendidas no início de 2014 contra 3,95 milhões no primeiro trimestre do ano passado. 

Já a linha iPod continua em queda. No primeiro trimestre deste ano foram vendidos 2,7 milhões de aparelhos, contra 5,63 milhões no primeiro trimestre de em 2013.

Veja também: Lojas da Apple em vários países do mundo



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.