País tem 136 milhões de computadores e tablets em operação, de acordo com levantamento

O GVcia, divisão de pesquisa vinculada à Escola de Administração de Empresas Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), divulgou nesta quinta-feira (24) uma nova versão de seu relatório anual sobre o mercado de Tecnologia de Informação (TI) no Brasil. 

LEIA TAMBÉM:
Vendas de smartphones mais do que dobram em 2013 no Brasil

Computador está cada vez mais presente nos lares brasileiros
Getty Images
Computador está cada vez mais presente nos lares brasileiros

Entre os dados de maior destaque do levantamento está o número de computadores (incluindo tablets) atualmente em uso no Brasil. Segundo o levantamento, ele é de 136 milhões, dos quais 18 milhões são tablets.

O número inclui tanto computadores usados em empresas com em ambiente doméstico. Com isso, o País tem a proporção de dois computadores para cada habitante.

Outro dado interessante é que o número de computadores em uso no Brasil vem dobrando a cada quatro anos, desde 2000. A equipe de pesquisadores, coordenada pelo professor Fernando Meirelles, acredita que o crescimento continuará nesse ritmo. Assim, no ano de 2016, o Brasil deve chegar à marca de 200 milhões de computadores e tablets em uso. 

O estudo aponta ainda que as vendas de computadores, incluindo tablets, devem crescer 10% neste ano 2014, com crescimento mais forte em tablets, seguido de notebooks e desktops. A pesquisa aponta que, em maio deste ano, os tablets devem responder por 40% do total das vendas de dispositivos da categoria computador no Brasil. As vendas de desktops, notebooks e tablets devem totalizar 24,8 milhões de unidades neste ano. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.