País tem 136 milhões de computadores e tablets em operação, de acordo com levantamento
O GVcia, divisão de pesquisa vinculada à Escola de Administração de Empresas Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), divulgou nesta quinta-feira (24) uma nova versão de seu relatório anual sobre o mercado de Tecnologia de Informação (TI) no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Vendas de smartphones mais do que dobram em 2013 no Brasil

Entre os dados de maior destaque do levantamento está o número de computadores (incluindo tablets) atualmente em uso no Brasil. Segundo o levantamento, ele é de 136 milhões, dos quais 18 milhões são tablets.
O número inclui tanto computadores usados em empresas com em ambiente doméstico. Com isso, o País tem a proporção de dois computadores para cada habitante.
Outro dado interessante é que o número de computadores em uso no Brasil vem dobrando a cada quatro anos, desde 2000. A equipe de pesquisadores, coordenada pelo professor Fernando Meirelles, acredita que o crescimento continuará nesse ritmo. Assim, no ano de 2016, o Brasil deve chegar à marca de 200 milhões de computadores e tablets em uso.
O estudo aponta ainda que as vendas de computadores, incluindo tablets, devem crescer 10% neste ano 2014, com crescimento mais forte em tablets, seguido de notebooks e desktops. A pesquisa aponta que, em maio deste ano, os tablets devem responder por 40% do total das vendas de dispositivos da categoria computador no Brasil. As vendas de desktops, notebooks e tablets devem totalizar 24,8 milhões de unidades neste ano.