Fita magnética de 185 terabytes equivale a mais de 7,5 mil discos Blu-Ray de 25 GB

Sony criou fita magnética com capacidade recorde de armazenamento
Divulgação
Sony criou fita magnética com capacidade recorde de armazenamento

A Sony divulgou recentemente a criação de uma fita magnética com área e densidade de gravação recordes: 148 GB por polegada quadrada . Segundo a empresa, a fita é capaz de gravar 74 vezes mais informações do que aquelas que são utilizadas em grandes em servidores atualmente. Os 185 terabytes da fita magnética equivalem a 7.577,6 discos Blu-Ray de 25 GB.

LEIA TAMBÉM: Serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft muda de nome e chega ao Android

A fita magnética é uma mídia de armazenamento não-volátil que consiste em uma fita plástica coberta de material magnetizável. A fita pode ser utilizada para registro de informações analógicas ou digitais, incluindo áudio, vídeo e dados. Até a década de 1980, antes dos CDs, DVDs e Blu-Rays chegarem ao mercado, filmes, discos e até programas de computador eram gravados em fitas-cassete.

Destaque da IEEE International Magnetics Conference, evento que acontece em Dresden, na Alemanha, até quinta-feira (8), a fita magnética da Sony conta com aprovação da IBM, que ajudou a medir e avaliar as capacidades recordes da invenção. A fita magnética ainda é a forma mais utilizada por empresas e governos para armazenar grandes quantidades de dados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.