Testes da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) mostram que interferências de sinal entre os dois sistemas podem ser contornados

Reuters

RIO DE JANEIRO, 7 Mai (Reuters) - A convivência entre os serviços de Internet móvel 4G e TV digital na frequência 700 MHz é possível, de acordo com estudo divulgado nesta quarta-feira pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), entidade que representa os fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

Esta conclusão foi baseada em testes realizados pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), motivados pela preocupação da indústria sobre possíveis interferências entre os dois sistemas.

"Os estudos apontaram que, mesmo nas eventuais situações desfavoráveis, a convivência entre os dois sistemas é sempre possível, desde que aplicadas técnicas de mitigação", disse em nota o diretor do grupo setorial de telecomunicações da Abinee, Luciano Cardim.

Além disso, os testes demonstraram que as interferências da TV digital no sistema 4G não foram suficientes para afetar a disponibilidade de banda larga móvel aos usuários e que são "perfeitamente mitigáveis"

As avaliações foram feitas com equipamentos comerciais - televisores, celulares e chips - aderentes aos padrões de cada tecnologia em condições de uso, disse a Abinee.

A associação reiterou seu apoio à realização do leilão de 700 MHz de acordo com o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), previsto para agosto.

Os testes, patrocinados por Alcatel-Lucent, Motorola Solutions, Nokia e Qualcomm, foram entregues pela Abinee à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que deverá agregá-los aos seus estudos com vistas à realização do leilão da faixa de 700 MHz.

(Por Luciana Bruno; edição Juliana Schincariol)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.