Escritor usa computador com sistema DOS para criar suas histórias

Famoso pelos livros da série "Game of Thrones", o escritor George R. R. Martin revelou um fato curioso em uma entrevista recente ao apresentador Conan O´Brien. Ele afirmou que usa um computador dos anos 1980 para escrever seus livros.

Martin: Wordstar para escrever
Getty Images
Martin: Wordstar para escrever "Game of Thrones"

"Tenho dois computadores. Um deles é o que eu uso para navegar na web, usar e-mail, essas coisas. E tenho meu computador para escrever, que é uma máquina DOS, sem conexão à internet. Como editor de texto, uso o Wordstar 4.0", disse.

O sistema DOS, da Microsoft, foi extensamente usado nos anos 1980. O sistema não tinha interface gráfica, ou seja, não usava o mouse. Toda a navegação entre os recursos era feira por meio do teclado, usando setas para mover o cursor e digitando comandos para acessar pastas. O Wordstar é um "vovô do Word", produzido pela já extinta MicroPro. 

Martin diz que continua usando o Wordstar simplesmente porque gosta dele. "O Wordstar faz tudo o que preciso e um processador de textos, e nada mais. Odeio esses sistema novos em que digito uma letra em caixa baixa e ela fica em maiúscula. Não quero uma letra maiúscula. Se quisesse, eu teria digitado. Sei usar a tecla Shift", brincou o autor. 

Abaixo, em inglês, o vídeo da entrevista de Martin

Veja também: galeria com computadores clássicos


    Leia tudo sobre: game of thrones
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.