Moovit é um dos serviços úteis para quem se desloca de transporte público pelas cidades do Brasil

Com as recentes greves no transporte público em São Paulo, muitas pessoas ficam perdidas ao tentar saber se seu ônibus está circulando ou não, qual linha de trem ou metrô está paralisada. Mas quem tem um smartphone pode usar um aplicativo para monitorar a situação. Conheça abaixo alguns programas gratuitos com informações sobre o transporte público em São Paulo e também em outras cidades da Grande São Paulo e em outras regiões do País.

LEIA:  "Waze do ônibus", Moovit precisa do usuário para driblar falta de dados e redes

1)  Moovit (iPhone/Android/Windows Phone)

O Moovit recebe dados de empresas de transporte público e também dos usuários, além de gerar suas próprias estatísticas com base nestes dados. Por meio do aplicativo, os usuários podem traçar uma rota ponto-a-ponto, utilizando os serviços de metrô, ônibus e trem. Os usuários também podem enviar dados sobre as condições do transporte, como lotação da estação ou do veículo, atraso na linha, ou disponibilidade de Wi-Fi. Disponível em várias cidades do País.

Baixe no Android , iOS  (iPhone) e Windows Phone .

2) Onde está meu ônibus? (iPhone)

Esse é um dos apps mais conhecidos para monitorar ônibus. Ele permite buscar a linha por nome ou número e traz mapa com a localização atual dos veículos. O app também mostra prefixo dos ônibus e informa se é um veículo adaptado para o transporte de pessoas com deficiência. Disponível somente para a cidade de São Paulo.

Baixe para o iPhone .

3) Cadê o ônibus? (Android/iOS/Windows Phone)

Quem mora em São Paulo pode usar esse aplicativos para ver onde o ônibus da linha desejada se encontra. Ele permite incluir linhas muito usadas em uma lista de favoritos. Como outros apps do gênero, o aplicativo acessa o serviço Olho Vivo, da SPTrans, que usa GPS para determinar a localização dos ônibus, e também da EMTU.

Baixe no Android , no iOS  e no  Windows Phone .

4) Ônibus ao vivo (Windows Phone)

Para quem tem um celular com Windows Phone, uma boa opção é o app "Ônibus ao Vivo". Ele mostra a posição dos ônibus e ajuda o usuário a explorar a rota feita por uma linha e ver a localização de todas as paradas no trajeto. Disponível para São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões da Grande São Paulo.

Baixe no Windows Phone .

5) Urbanoide (iPhone)

Veja as linhas, localização e informações sobre os veículos. Saiba qual ônibus esta mais próximo de você. No app, também é possível ver o ponto de ônibus mais próximo e quais linhas atendem essa parada. Permite que o usuário crie um widget  com suas linhas favoritas na tela inicial pela central de notificações. As informações são fornecidas pelos órgãos públicos. Disponível apenas em São Paulo.

Baixe no iOS.

6) OnibusSP (Android/iPhone)

Como seus concorrentes, o OnibusSP é um aplicativo que permite localizar diversas linhas de ônibus em São Paulo em tempo real. O app tem uma funcionalidade interessante de integração com o Twitter. Ou seja, no programa é possível ver os tweets sobre o trânsito de São Paulo e tweets da SPTrans, Empresas de Metrô e CPTM. Hoje o aplicativo também conta com a visualização do Status do Metrô de São Paulo, o permite ao usuário ver se ocorreu algum problema. Disponível apenas para São Paulo. 

Baixo no Android  e no  iOS .

7) Olho vivo (Android)

Aplicativo feito com dados do Olho Vivo, sistema de monitoramente do transporte público da SPTrans. O app mostra a localização dos ônibus, os próximos ônibus daquele ponto, a velocidade média e o percurso de cada linha. Basicamente, o aplicativo faz uma interface com o site oficial. Disponível apenas para São Paulo.

Baixe no Android .

8) Metro de São Paulo Oficial (Android/iPhone)

O aplicativo Metrô de São Paulo Oficial é uma iniciativa da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Dentre as funcionalidades do app, estão a de acompanhar em tempo real o status operacional de cada linha, simular passo-a-passo o caminho mais rápido entre duas estações, seu tempo e custo esperados, mapas dos arredores, e ainda ver o mapa visual com todas as linhas do Metrô. O aplicativo também traz informações sobre todas as linhas e estações do Metrô, além do valor das tarifas, telefones úteis e horários de funcionamento de cada estação. Disponível para São Paulo. 

Baixe no  Android  e no iPhone .

9) Komuta (Android, iPhone, BlackBerry e Windows Phone)

O Komuta também é um aplicativo que faz uso da inteligência coletiva da comunidade de usuários do Metrô e Trem para compartilhar as condições de tráfego em tempo real. É possível acessar as avaliações dos usuários em tempo real. O Komuta apresenta o mapa completo da rede de metrô e trem. Vermelho indica tráfego lento ou com problemas. Verde indica operação normal. Disponível para usuários do metrô e trem de São Paulo, Santiago (Chile) e também para usuários do Rio de Janeiro. 

Baixe para Android , iPhone , Windows Phone  e BlackBerry

10) CittaMobi (Android e iPhone)

O CittaMobi é um aplicativo com todas as funcionalidades dos demais e que ajuda o usuário a planejar seu dia caso precise utilizar o transporte público. Além de informações sobre pontos de ônibus e linhas, é possível calcular com o programa quanto tempo o usuário levará para chegar no ponto final desejado. Disponível para cidades da Grande São Paulo como Diadema, Santo André e São Caetano, e também para Colatina (Espírito Santo), Juiz de Fora (Minas Gerais), Maceió (Alagoas), Recife (Pernambuco), Ribeirão Preto (São Paulo), Rio Branco (Acre), Rio Grande (Rio Grande do Sul), Santa Rita (Paraíba), Volta Redonda (Rio de Janeiro).

Baixe para  Android  e iOS .


    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.