Programas executáveis são da F-Secure e da Trend Micro

Como você já deve ter percebido, nem o Facebook está livre de malware. E para ajudar o usuário que enfrenta problemas deste tipo em seu perfil, a rede social divulgou nesta semana que adicionou aos seus serviços dois programas que detectam e expulsam essas ameaças . Em parceria com a F-Secure e a Trend Micro, grandes empresas de segurança, o Facebook disponibiliza, gratuitamente, duas ferramentas para ajudar os usuários infectados por malware e atuar na prevenção de abusos. De acordo com a rede social, os programas são bastante parecidos com os que o próprio Facebook usa para bloquear links maliciosos e sites ruins todos os dias.

LEIA TAMBÉM:  Saiba como evitar os chatos no Facebook

O F-Secure Online Scanner e o Trend Micro HouseCat são programas executáveis, que depois de terem feito seu trabalho, se desinstalam automaticamente. Por isso, somente os usuários que estiverem infectados receberão um convite para baixar os softwares. Segundo o texto do Facebook, a própria rede social é capaz de descobrir se um dispositivo está infectado – por enquanto, só Windows segundo informações do The Next Web .

Se o computador estiver infectado, o usuário verá uma tela de notificação sobre o malware e uma recomendação para baixar um dos softwares de escaneamento e limpeza. Cada produto contém soluções específicas para diferentes tipos de ameaças, por isso o Facebook pede que o usuário experimente a ferramenta sugerida, mesmo que este já tenha um programa de antivírus similar rodando na máquina.

O usuário que não desejar fazer o escaneamento e a limpeza pode optar por ignorar o processo de remoção de malware e não baixar o programa. Caso o usuário baixe e execute o scanner, receberá uma notificação quando a verificação for concluída e os resultados do processo.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.