Foco do sistema seria em serviços online e games casuais

O Google realiza nos dias 25 e 26 de junho a Google I/O, sua conferência para desenvolvedores. A empresa pode aproveitar o evento para anunciar um novo sistema para TVs inteligentes, chamado Android TV. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) pelo GigaOm .

LEIA TAMBÉM: Apple TV e Chromecast transformam sua TV comum em Smart TV

Segundo o site, o Android TV seria um sistema já incluído em TVs ou acessórios produzidos por parceiros do Google. Sob esse aspecto, o Android TV é similar ao Google TV, sistema lançado em 2010 que foi um fracasso de vendas e gradualmente abandonado pelo Google.

A principal diferença entre os dois sistemas, segundo o GigaOm, é que o Android TV não tem o objetivo de integrar a programação das TVs abertas e por assinatura em seu sistema. A plataforma seria totalmente focada em permitir acesso a serviços de vídeo online como Netflix e games.

O Google já tem um produto que permite acessar vídeos online na TV, o Chromecast. Similar a um pen drive, ele custa US$ 35 dólares e faz a ponte entre smartphones e TVs, permitindo enviar conteúdo de aparelhos com Android para qualquer TV com entrada HDMI.

Segundo o GigaOm, o Google deve apresentar o Android TV como uma solução mais poderosa do que o Chromecast para TVs inteligentes. Por ser um produto barato, o Chromecast não tem poder de processamento suficiente para rodar apps mais pesados e games. Já o Android TV teria como objetivo também atrair o público de games casuais, ou seja, pessoas que querem se distrair com games simples na TV sem gastar dinheiro em consoles.

Interface Pano deve ser diferencial

Um diferencial do Android TV em relação à concorrência seria a interface, internamente batizada de Pano. Ela exibiria na tela inicial ícones dos conteúdos disponíveis, como filmes e seriados, e permitiria acesso direto a eles. É uma convenção diferente da maioria dos sistemas de TVs, que exigem que o usuário primeiro abra o aplicativo do serviço e só depois escolha o programa desejado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.