Testes de duas semanas foram concluídos em Teresina, no Piauí

Nesta sexta-feira (6), o Google concluiu duas semanas de testes do Projeto Loon em Teresina e em Campo Maior, cidade localizada à 85 km da capital do Piauí. Os testes consistiram de dois conjuntos de lançamentos, o primeiro em 28 de maio e o segundo neste 6 de junho.

LEIA TAMBÉM:  Facebook usará drones para conectar áreas sem acesso à internet

O Projeto Loon é uma rede de balões que viaja pelos confins do espaço. A finalidade do projeto é conectar pessoas em áreas rurais e remotas, ajudar a preencher falhas de cobertura e a recuperar a conexão com a internet em áreas que passaram por desastres.

No dia 28 de maio, foram lançados dois balões Loon. Pela primeira vez, a turma da nona série da escola municipal Linoca Gayoso Castelo Branco, na comunidade de Água Fria, teve uma aula com acesso à internet, enquanto um balão sobrevoava a região e transmitia o sinal LTE fornecido por parceiros do Google para uma antena especial instalada no telhado da escola. A aula de geografia incluiu ferramentas que oferecem acesso a um mundo de informações, como a Wikipédia e o Google Earth.

Neste 6 de junho, o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo observou em primeira mão a tecnologia do Projeto Loon. No Aeroporto Nossa Senhora de Fátima, em Teresina, acompanhou o lançamento de balões de alta pressão. Estes balões serão os primeiros a percorrer uma longa distância em uma latitude próxima do equador, permitindo ao Google monitorar seu comportamento nesta latitude.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.