Produtos com telas de resolução 4K e 8K são apostas

Tela de altíssima resolução destaque do MacBook Pro, da Apple
Getty Images
Tela de altíssima resolução destaque do MacBook Pro, da Apple

Asus e Sharp entraram na guerra das telas contra a Apple, que nos últimos anos têm atualizados seus produtos para versões com tela Retina. O termo Retina é usado pela Apple para designar qualquer tela em que seja impossível identificar pixels a olho nu e a uma distância padrão do aparelho. A palavra Retina foi patenteada pela Apple, por isso outros fabricantes não podem usar esse termo para classificar suas telas.

LEIA MAIS: Retina: Entenda o padrão de tela da Apple

De acordo com a Cnet , a Asus trabalha em um laptop com tela de resolução 4K para este ano ainda, enquanto a Sharp está desenvolvendo um protótipo com tela com o dobro de resolução: 8K.

O Zenbook NX500, da Asus, com 15,6 polegadas e tela IPS de 3840x2160 apresenta uma nova tecnologia chamada Quantum Dots segundo explicou Raymond Soneira, presidente da DisplayMate Technologies. De acordo com ele, essa tecnologia aumenta a gama de cores, o brilho e eficiência de energia, tudo ao mesmo tempo. A Apple também estaria de olho nessa novidade.

Apenas para comparação, vale dizer que a tela do MacBook Pro da Apple de 15,4 polegadas tem 2880x1800 de resolução, cerca de três milhões de pixels a menos que essa novidade que Asus irá lançar.

O Zenbook NX500 será equipado com um processador quad-core Core i7, da Intel, e com uma placa gráfica Nvidia GeForce GTX 850M.

Feito em parceria com o Laboratório de Energia Semicondutora, o protótipo em 8K da Sharp tem 13,3 polegadas e uma tela OLED que foi demonstrada recentemente em uma conferência chamada SID ( Society for Information Display ) de acordo com o jornal Nikkei Technology. Uma de resolução 8K em um dispositivo de 13,3 polegadas é a uma tela de 7680X4320 pixels, ou seja, 664 pixels por polegada. A tela do MacBook Pro de 15,4 polegadas tem 220 pixels por polegada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.