Atraso do sinal digital em relação ao analógico pode estragar surpresas em partidas da Copa

A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (12) e, com ela, ressurge um problema que incomodou muita gente na Copa de 2010: o atraso na transmissão das imagens. Na última Copa, muita gente que tinha acabado de comprar uma TV novinha ficou decepcionada quando o vizinho com a velha TV de tubo gritou gol alguns segundos antes. Esse problema deve se repetir esse ano, ainda que em menor escala, já que nesses quatro anos muitos brasileiros já passaram a ver TV com sinal digital. 

LEIA TAMBÉM:
Como escolher sua TV para a Copa

O atraso na transmissão de imagens ocorre porque a transmissão digital requer um processamento de dados a mais na TV e nas estações de transmissão, etapa desnecessária na transmissão analógica. Na TV analógica, a diferença entre a transmissão e a recepção da imagem é de cerca de 3 segundos. Na TV digital, esse intervalo pode chegar a 5 segundos ou mais. Por isso, quem ainda vê TV com sinal analógico vai gritar gol antes, ainda que a imagem não seja tão boa quanto a do sinal digital. 

VEJA TAMBÉM: Acessórios que transformam sua TV comum em TV inteligente

É importante ressaltar que o atraso, conhecido também como "delay", não depende do tipo de TV. É possível receber sinal digital em um antigo aparelho de tubo, usando um conversor digital. Inversamente, também é possível receber o sinal analógico em uma TV moderna, usando uma antena analógica.

Em prédios antigos, a antena coletiva costuma ser analógica. Por isso, se você mora em prédio e quer gritar gol antes do vizinho, pode ser uma boa ideia conectar o velho cabo da antena do prédio na TV e torcer para que a qualidade da imagem analógica seja ao menos razoável.

Caso não tenha acesso a um sinal analógico, é melhor optar por ver os jogos por meio da TV aberta com sinal digital. A velocidade da transmissão por meio de TVs a cabo depende também da infraestrutura do provedor, e muita gente que assina TV a cabo conhece bem o problema de falta de sinal quando há chuvas fortes. 

A internet fica atrás de todos os outros meios quando o assunto é ver os jogos da Copa. Além de todo o processamento da transmissão, há o processo de distribuição das imagens na rede. Por isso, a internet é o meio menos indicado para quem quer acompanhar os jogos da Copa ao vivo.

Quem realmente quer ser o primeiro a viver a emoção do gol nos jogos da Copa deve optar pelo bom e velho radinho de pilha. No rádio analógico, a diferença entre a transmissão e a recepção de áudio é de apenas 1 segundo. 

CONTINUE LENDO:

Guia: Saiba como escolher uma TV inteligente

Copa chega dois anos antes para tecnologia 4K

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.