TVs de plasma são maioria entre modelos de 50 polegadas ou mais

TV de tela acima de 50 polegadas é tendência para Copa
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
TV de tela acima de 50 polegadas é tendência para Copa

Um levantamento realizado pelo instituto de pesquisas GfK aponta que, a partir da segunda quinzena de maio, a venda de TVs no Brasil registrou um crescimento semanal acima de 60% em relação a igual período do ano passado.

Esse dado pode ser explicado pela grande quantidade de pessoas que pretendia trocar seu aparelho de TV antes do início da Copa 2014.

LEIA TAMBÉM: Saiba como escolher sua TV

O GfK informa ainda que a participação dos aparelhos com mais de 50 polegadas no mercado nacional cresceu de 18,6% para 27,3% entre final de março e final de maio deste ano. Grande parte deste aumento originou-se das telas de plasma, com preço bastante inferior ao de TVs LED do mesmo tamanho. As TVs de plasma representaram 64,5% do total das TVs acima de 50 polegadas vendidas nas semanas anteriores à Copa, contra 35,5% das TVs LCD e LED.

FOTOS: Produtos que transformam sua TV comum em Smart TV

O estudo do GfK também indica que houve aumento nas vendas de TVs nos cinco países da Europa com seleções importantes no campeonato – Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França. Mas, quando comparadas as vendas semanais em relação a 2013, o mercado europeu se mostra mais saturado do que os países da América Latina (Argentina, Chile e Brasil), que registraram crescimento acima de 50%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.