Confira notícias que chamaram a atenção no mundo da tecnologia entre 15 e 21 de junho

Mesmo disputando atenção com a Copa do Mundo, algumas empresas de tecnologia conseguiram se destacar no início desta segunda quinzena de junho. A Amazon e seu primeiro smartphone, e Apple, com os rumores sobre o seu relógio inteligente, são bons exemplos do que foi notícia. Confira as notícias da semana em tecnologia:

Na segunda-feira (16), mais um capítulo da briga entre Apple e Gradiente pela marca iPhone teve fim: o Tribunal Federal da 2º Região negou a apelação feita pela Gradiente e manteve a decisão anterior de não exclusividade da Gradiente sobre a marca iPhone . A empresa brasileira já avisou que vai recorrer.  Também no início desta semana chegaram ao Brasil dois novos tablets da Lenovo . O principal destaque fica por conta do Yoga Tablet, que tem três modos de uso e tela de 10 polegadas.

O aplicativo Slingshot, criado pelo Facebook para concorrer com o Snapchat, também é novidade recente . O programa, gratuito para iPhone e Android, permite enviar fotos e vídeos curtos que são apagados automaticamente depois de vistos. Há, porém, uma grande diferença: no Slingshot, o usuário é obrigado a enviar uma imagem sua para seu amigo se quiser ver o arquivo recebida.

Outra novela que teve novos capítulos foi a do Mt. Gox, bolsa de bitcoin baseada em Tóquio que entrou em colapso no início do ano após um suposto ataque de hackers. Na terça-feira (17), os Estados Unidos deu proteção contra falência a empresa .

Já na quarta-feira, 18 de junho, foi a vez da Amazon roubar a cena. Primeiro porque sua loja de aplicativos ganhou mais um cliente importante, a BlackBerry , depois, porque Jeff Bezos, CEO da empresa, anunciou seu primeiro smartphone. A maior novidade do Fire Phone é o recurso Firefly . Ele permite usar a câmera do smartphone para reconhecer mais de 70 milhões de objetos, segundo a fabricante. A ideia é que o usuário possa fotografar um objeto e comprá-lo imediatamente na Amazon.

O Twitter também anunciou uma novidade, de bem menos impacto, é verdade, mas que agradou muitos de seus usuários: a partir de agora a rede social permite a postagem de GFIs , aquelas imagens que se mexem e são quase sinônimo de meme.

A semana curta, pelo menos no Brasil, terminou com novos boatos sobre o relógio inteligente da Apple. Fontes da Reuters e do The Wall Street Journal disseram que a Quanta Computer vai começar a produzir o dispositivo inteligente em julho e que a empresa espera vender 50 milhões de unidades . Esperado para outubro, mês tradicional de lançamentos da Apple, o iWatch, como vem sendo chamado, teria uma tela de 2,5 polegadas na diagonal e seria levemente retangular, com interface sensível ao toque e carregamento sem fio. Ainda segundo o WSJ, o relógio terá diversos tamanhos de tela e modelos .

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.