Tianhe-2 tem 3,1 milhões de núcleos de processamento

Supercomputador Tianhe-2 é o mais rápido do mundo
divulgação/Top500
Supercomputador Tianhe-2 é o mais rápido do mundo


A organização Top500, que monitora o uso de supercomputadores no mundo, publicou nesta segunda-feira (23) uma nova edição de seu levantamento. Pela terceira vez consecutiva, o supercomputador chinês Tianhe-2 está no topo da lista.

Usado em aplicações militares na China, o Tianhe-2 tem no total 3,1 milhões de núcleos de processamento. Esses núcleos são resultado de um cluster (rede que une diversos computadores em um só conjunto de processamento) de processadores da linha Intel Xeon.

O poder de processamento do Tianhe-2 é de 33,86 petaflops por segundo. Na área de supercomputação, o Flop (floating point operation) é usado como indicador de velocidade. O valor alcançado pelo Tianhe-2 é praticamente o dobro do alcançado pelo segundo supercomputador da lista, o Titan Cray XK7, usado em aplicações militares dos Estados Unidos. O supercomputador americano tem velocidade de 17 petaflops por segundo.

O supercomputador brasileiro mais bem colocado na lista é o CIMATEC01, usado pelo Senai. Ele está na posição de número 96 e tem capacidade operacional de 0,4 petaflop por segundo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.