Pesquisa foi feita em mais de 16 mil domicílios

O CETIC.br, órgão de pesquisa ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgou nesta quinta-feira (26) uma nova edição do estudo TIC Domicílios. A pesquisa traz um amplo perfil do uso da tecnologia pelos brasileiros. O estudo foi realizado em mais de 16 mil domicílios brasileiros, entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014.

Smartphones são cada vez mais usados para acessar a internet
André Cardozo/iG
Smartphones são cada vez mais usados para acessar a internet

O uso da internet no celular destacou-se na pesquisa. 31% dos brasileiros com 10 anos ou mais acessaram a rede pelo aparelho, o que representa 52,5 milhões de pessoas em números absolutos. Esse percentual mais que dobrou nos últimos dois anos: em 2011 era de 15% dos usuários e 20%, em 2012.

A pesquisa aponta ainda que 85% das pessoas com 10 anos de idade ou mais usam telefone celular, totalizando 143 milhões de brasileiros. 

Tablets e notebooks em alta

A TIC Domicílios 2013 constatou que 49% dos domicílios têm computador, o que representa um crescimento de três pontos percentuais em relação a 2012. Em números absolutos, existem 30,6 milhões de domicílios com computador.

Em relação ao tipo de computador, cresceu a presença dos portáteis (laptops e notebooks), alcançando 57% dos domicílios com computador. Em 2012, essa proporção era de 50%. O que também aumentou foi a presença de tablets, que estão presentes em 12% dos domicílios com computador, representando uma proporção superior à registrada em 2012, que era de 4%.

A pesquisa registrou também que 24,2 milhões de domicílios com renda familiar de até dois salários mínimos ainda estão desprovidos de acesso à internet. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.