A polícia foi avisada da existência da plataforma por um policial aposentado que alertou investigadores financeiros após comprar moedas virtuais no site

Reuters

Bitcoin
Getty Images
Bitcoin

A polícia francesa desmantelou uma operação ilegal de troca de bitcoin e apreendeu 388 unidades monetárias virtuais no valor de cerca de 200 mil euros (US$ 272,8 mil) na primeira ação do tipo na Europa, disse um promotor público nesta segunda-feira (7).

LEIA TAMBÉM: Bitcoin, como a moeda virtual funciona

Duas pessoas das cidades de Cannes e Nice foram colocadas sob investigação formal na sexta-feira (4) e detidas sob suspeita de operar um site que ilegalmente vendia e emprestava bitcoins a seus usuários.

Durante uma batida na semana passada na residência de um dos suspeitos, investigadores apreenderam uma carteira de bitcoins - no valor de cerca de 9 mil euros a unidade -, bem como cartões de crédito e equipamentos de computação.

"É a primeira vez na Europa que uma ação judicial resultou no fechamento de uma casa de câmbio ilegal para moedas virtuais", disse o promotor Olivier Caracotch à Reuters.

A polícia foi avisada da existência da plataforma por um policial aposentado que alertou investigadores financeiros após comprar moedas virtuais no site.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.