Série da TV Globo estreou nesta segunda-feira (14)

Tony Ramos em 'O Rebu', nova série da TV Globo
Globo/Estevam Avellar
Tony Ramos em 'O Rebu', nova série da TV Globo

No último domingo (13), em entrevista ao Fantástico, o ator Tony Ramos ressaltou o fato de que 'O Rebu', nova série da Globo que estreou nesta segunda-feira (14), está sendo gravada em tecnologia 4K (também conhecida como Ultra HD). Essa resolução tem 4 vezes mais pixels do que o atual Full HD e qualidade de imagem espetacular, principalmente em telas grandes.

O seriado realmente está sendo gravado em 4K, mas mas é pouco provável que você consiga assistir às cenas com essa qualidade. 

Para começar, o telespectador tem que ter uma TV 4K. Esses modelos já estão no Brasil, mas seu preço ainda é bem maior do que o de TVs Full HD e começa na casa de R$ 7 mil. 

VEJA TAMBÉM:
Infográfico: Entenda a diferença entre as resoluções HD, Full HD, Ultra HD e 8K

Mesmo que tenha a TV 4K, o consumidor precisará também de uma forma de receber o sinal da TV neste padrão. O padrão de TV digital brasileiro (SBDTV), usado na TV aberta, não suporta transmissões em 4K.

A saída seria, então, usar um serviço de TV por assinatura. Mas até o momento nenhuma operadora oferece o pacote com qualidade 4K para seus clientes. A NET até fez testes de transmissão 4K com alguns assinantes durante a Copa do Mundo, mas ainda não oferece esse serviço a todos os clientes. Vale ressaltar ainda que para receber o sinal 4K por meio da TV a cabo seria necessária a troca do decodificador. 

Por isso, o fato de a série 'O Rebu' estar sendo gravada em 4K ainda não é um diferencial para o telespectador. A gravação em alta qualidade pode ser interessante no futuro, para a venda da série em formato Blu-ray 4K. Mas mesmo esse formato ainda não foi padronizado.

VEJA TAMBÉM: acessórios que transformam sua TV em TV inteligente


VEJA TAMBÉM: Saiba como escolher sua TV

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.