Segundo Wall Street Journal, uso de novo material aumentaria o custo de fabricação do smartphone

Com provável lançamento no dia 9 de setembro , a nova versão do iPhone é assunto cada vez mais frequente entre fãs de tecnologia. Um dos rumores mais fortes é que o aparelho teria tela de safira, material mais forte e resistente a riscos do que os vidros reforçados atualmente em uso.

Recentemente, um vídeo mostrando a suposta nova tela quase indestrutível do iPhone 6 foi divulgado na internet. Outros rumores recentes indicariam que dificuldades na produção da tela de safira poderiam atrasar o lançamento do aparelho .

Novo iPhone pode ter tela de safira
André Cardozo/iG
Novo iPhone pode ter tela de safira

Nesta sexta-feira (15), um novo rumor sobre o assunto surgiu. De acordo com reportagem do Wall Street Journal , a Apple estaria considerando usar safira apenas em versões mais caras do iPhone 6.

A dificuldade em fabricar o tipo de safira usado na tela do iPhone em grande escala seria um dos fatores que limitaria seu uso.

Além disso, segundo analistas consultados pelo WSJ, a fabricação de tela de safia custaria US$ 16, contra US$ 3 da tela de vidro Gorilla Glass, produzida pela empresa Corning. Por isso, a Apple poderia decidir usar a tela de safira apenas em modelos "premium" do iPhone 6.

FOTOS: as lojas mais legais da Apple pelo mundo

Fabricação complexa

A safira é encontrada na natureza em forma de mineral e com tonalidade azulada, adquirida por conta da mistura de elementos químicos. Mas a safira pura, produzida em laboratório, é transparente como o vidro.

A Apple tem uma fábrica de safira no estado do Arizona (EUA) com a empresa GT Advanced Technologies. A safira produzida nessa fábrica já é usada em algumas partes do iPhone, incluindo a lente da câmera.

Os benefícios da safira em telas de smartphones ainda não são claros. Ao WSJ, a Corning afirmou que seus vidros Gorilla Glass superaram a safira em testes de resistência feitos em laboratórios. A Corning afirma ainda que o Gorilla Glass reflete menos luz do que a safira. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.