Aplicativo foi removido da loja da Apple no Brasil após decisão judicial

Nesta sexta-feira (22), a empresa responsável pelo aplicativo Secret, que permite envio anônimo de mensagens, anunciou novos recursos e termos de uso.

Segundo o texto divulgado pela empresa , as novidades só devem ser ativadas na semana que vem com atualizações dos aplicativos do iPhone e Android. Mas a versão mais recente para Android (do dia 21/8) já traz as modificações. Já no caso do iPhone, como o aplicativo foi removido da App Store, é possível que quem já tenha o Secret não consiga atualizar o app e fique apenas com a atual versão, sem as novidades.

LEIA TAMBÉM: saiba quem são os criadores do polêmico app Secret

A maioria das novidades vem em resposta a críticas ao aplicativo, acusado de servir como meio para divulgação de informações caluniosas. No Brasil, o mau uso do aplicativo foi motivo para uma ação judicial, que já ocasionou a remoção do app da loja da Apple .

Com as novas regras, o Secret ficará mais rigoroso em relação ao uso de nomes de seus usuários. A partir da nova versão, segundo a equipe de desenvolvimento, o aplicativo passará a bloquear textos com nomes de usuários sempre que possível.

O texto publicado pela equipe do Secret não dá detalhes sobre como isso será feito, mas sugere que o bloqueio de nomes será implementado de forma automática. A equipe diz ainda que investirá recursos para que o mecanismo de detecção de nomes se aprimore com o tempo. A equipe do Secret afirma que "os poucos segredos que contêm nomes de usuários não são muito produtivos e podem ser desagradáveis".

FOTOS: segredos curiosos publicados no Secret

O sistema do Secret também ficará mais rigoroso em relação à publicação de fotos. Caso o sistema detecte que uma foto imprópria será publicada, o Secret vai sugerir que o usuário repense o seu post. Caso o post seja publicado, ele será automaticamente verificado pelo sistema e por membros da empresa. Caso o post seja considerado impróprio, será removido. 

Integração com o Flickr

Outra novidade do Secret é que a partir da atualização os usuários poderão usar as bilhões de fotos do Flickr em seus posts. Por outro lado, a atualização desativará o acesso à biblioteca de fotos do celular, ou seja, não será mais possível usar fotos guardadas no celular em posts do Secret.

O usuário continuará a poder tirar fotos na hora e usá-las imediatamente para completar seus textos, mas não poderá incluir fotos já tiradas em posts do Secret . É mais uma medida que, em tese, pode diminuir o número de imagens impróprias usadas no aplicativo.

Outra novidade da atualização será a possibilidade de fazer enquetes "Sim ou Não" em posts. Os usuários poderão publicar um texto com uma pergunta e saber como outras pessoas reagem a ela.

Empresa luta contra falhas de segurança

Há cerca de seis meses, a empresa responsável pelo Secret iniciou um concurso para hackers, com prêmios para quem descobrir falhas no aplicativo. Desde então, mais de 40 brechas foram corrigidas.

Em matéria publicada no site da Wired , o especialista em segurança Ben Caudill mostrou que era possível identificar autores de posts do Secret, desde que se se soubesse o e-mail e telefone do autor. Caudill participou do concurso e comunicou a falha ao Secret, que corrigiu o problema. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.