Aplicativo está disponível nas lojas do Android e da Apple e também em uma versão para desktop

Disponível para Android e iOS, Geometric Music é um programa gratuito que permite que o usuário faça músicas com sons próprios e formas geométricas
Divulgação
Disponível para Android e iOS, Geometric Music é um programa gratuito que permite que o usuário faça músicas com sons próprios e formas geométricas

Novidade nas lojas de aplicativo do Android e da Apple, o Geometric Music é um programa que dá ao usuário a possibilidade de fazer música a partir de formas geométricas. A ideia pode parecer estranha a primeira vista, mas não só funciona, como também diverte. O aplicativo é uma invenção de Gaëtan Libertiaux e de Gaël Bertrand, fundadores do estúdio de design interativo Superbe.

LEIA TAMBÉM: "Já ouvi muita música pirata antes do streaming", diz diretor da Deezer

O app funciona como um software de produção de sons que permite ao usuário criar música a partir de batidas em camadas. Mas, ao contrário de programas do tipo que são mais complexos, cheios de teclas e botões, o programa oferece apenas formas geométricas. Todo o ruído que o usuário faz é traduzido em uma das quatro formas disponíveis: círculo, triângulo, quadrado ou hexágono. E é a partir da movimentação dessas formas na tela que o usuário vai ditar o ritmo, a velocidade e o volume do seu som.

A música no Geometric Music começa com o usuário gravando um som qualquer, uma salva de palmas, um arroto ou um assobio. Depois, basta escolher a forma com base na sequência da batida que o usuário deseja para esse som: um círculo se o usuário quiser ouvir o som de uma só vez, um triângulo se quiser três batidas, um quadrado para quatro, e um hexágono para ouvir o som seis vezes. 

Por sua vez, o tamanho da forma determina o tempo, isto é, quanto menor for o formato, mais rápida será a batida. Já a orientação dita o volume: se a forma estiver no alto, aumenta, se estiver na parte inferior da tela, diminui. E ao deslocar a forma para a direita ou para a esquerda o usuário deixa a música com mais ou menos estéreo. Há também no aplicativo a opção de reverter e distorcer os sons. O único porém do aplicativo é que ele ainda não permite ao usuário salvar suas criações, mas em contrapartida, possue uma versão para desktops.

MAIS: Veja aplicativos que já foram destaque no App do dia:



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.