Hackers podem ter explorado brecha do iCloud, sistema de armazenamento de dados da empresa

Neste final de semana, o vazamento de fotos íntimas de Jennifer Lawrence e outras celebridades movimentou fóruns e sites da web. Nesta segunda-feira (1º), a Apple afirmou ao site Recode que está investigando o incidente.

LEIA MAIS:
Como proteger fotos íntimas no computador e no smartphone

Jennifer Lawrence foi vítima de ação de hackers
Reprodução
Jennifer Lawrence foi vítima de ação de hackers

As fotos divulgadas na web estavam hospedadas em contas iCloud de Lawrence e das outras vítimas da ação dos hackers. O iCloud é o sistema da Apple que guarda fotos, músicas e outros dados de usuários de iPhones, Macs e iPads.

Método de ataque ainda é incerto

Ao Recode, alguns especialistas de segurança descartaram uma possível falha no iCloud como a causa do vazamento. Para eles, os hackers usaram a conhecida tática de primeiro obter e-mail e outros dados pessoais das vítimas e posteriormente usar essas informações para acessar normalmente o iCloud e o conteúdo hospedado no serviço.

Mas é possível que o vazamento tenha acontecido devido a uma falha de segurança do iCloud. Em matéria publicada nesta segunda-feira (1), o TheNextWeb afirma que hackers teriam descoberto uma falha no iCloud e publicado os detalhes no site GitHub, muito popular entre programadores. A falha já teria sido corrigida pela Apple, mas em tese poderia ter sido usada para obter as fotos. 

Segundo os hackers que descobriram a falha, sob certas circunstâncias, o iCloud estaria vulnerável a ataques do tipo "brute force" (nos quais os hackers usam um software que tenta um número ilimitado de senhas até achar a correta). Caso tenham explorado essa falha, os hackers não precisariam das senhas da vítimas, mas apenas do e-mail usado no iCloud. 

FOTOS: lojas bacanas da Apple pelo mundo


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.