Óculos são compatíveis com o Galaxy Note 4, smartphone também apresentado nesta quarta-feira

A coletiva da imprensa da Samsung é sempre uma das mais concorridas em grandes feiras de tecnologia. E não foi diferente na IFA 2014 , que ocorre esta semana em Berlim. A empresa coreana apresentou sua nova linha de produtos em grande estilo, e o produto mais intrigante é o Gear VR. 

MAIS SOBRE A IFA:
Asus lança relógio inteligente com tela curva
Lenovo apresenta notebook para gamers

O Gear VR é um óculos de realidade virtual usado em conjunto com o Galaxy Note 4, smartphone também apresentado nesta quarta-feira (3). O Gear VR é encaixado na cabeça do usuário e pode ser usado em games, experiências de ambientes virtuais e outras aplicações. Na IFA, a Samsung demonstrou o produto com uma simulação em 360 graus de um show da banda Coldplay.

O Gear VR é compatível apenas com o Galaxy Note 4. O smartphone é encaixado numa abertura na parte frontal dos óculos e faz todo o processsamento da simulação. 

O Gear VR foi desenvolvido em conjunto com a Oculus, empresa responsável pelo Oculus Rift, óculos virtual com algo grau de realismo que tem impressionado analistas e deve chegar ao mercado em breve. A Oculus foi comprada há alguns meses pelo Facebook, pelo valor de US$ 2 bilhões.

A Samsung afirmou apenas que o Gear VR chega ao mercado até o fim do ano, mas não forneceu o preço do produto.

Galaxy Note 4 e Galaxy Edge

A Samsung também apresentou dois novos smatphones na feira. O Galaxy Note 4 é basicamente uma nova versão do já conhecido Note III, mas com configuração aprimorada.

O Note 4 mantém a tela de 5,7 polegadas do Note III, mas traz resolução melhor, de 2560 x 1440, idêntica à do LG G3. O Note 4 mantém a traseira de plástico texturizada do Note III, mas a armação lateral do novo smartphone é de metal, como no Galaxy Alpha . O smartphone tem ainda chip Qualcomm Snapdragon 805 de 2.7 GHz, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. A câmera traseira subiu de 13 MP para 16 MP, e a frontal de 2,1 MP para 3,7 MP. 

Note Edge tem área inclinada que opera de modo independente do resto da tela
Reuters
Note Edge tem área inclinada que opera de modo independente do resto da tela

Já o Galaxy Note Edge tem configuração similar ao Note 4, mas se diferencia em um detalhe importante.

Uma parte da tela é ligeiramente inclinada e opera de modo separado do resto da tela.

Essa pequena faixa inclinada abriga ícones de tamanho menor e pode ser operada sem que o resto da tela seja modificado. 

Gear S

O quarto produto apresentado pela empresa foi o já anunciado Gear S. Com sistema Tizen, da própria Samsung, o relógio se diferencia por ter entrada para um chip de operadora. Assim, ele substitui por completo o celular e não depend do smartphone para acessar a internet. Saiba mais sobre o Gear S

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.