Novas séries de TVs também trazem telas com tecnologia 4K

Televisores com sistema Android – as primeiras do mercado –, tela 4K e tecnologia Ambilight foram destaques da coletiva de imprensa realizada pela Philips nesta quinta-feira (4) na prévia da IFA 2014 . Um dos maiores eventos de eletrônicos e eletrodomésticos do mundo, a feira acontece em Berlim, na Alemanha, oficialmente de 5 a 10 de setembro.

LEIA MAIS SOBRE IFA 2014:
Microsoft apresenta smartphone para selfies
Xperia Z3 substitui TV em games do Playstation 4

Philips exibe TVs com Android na IFA 2014
Emily Canto Nunes/iG
Philips exibe TVs com Android na IFA 2014

No palco do evento, Nico Vernieuwe, executivo da TP Vision, empresa que fabrica os produtos sob a marca Philips, apresentou duas das quatro nova séries esperadas para 2015.

Destas, apenas três devem chegar ao Brasil no início do ano que vem: 9100, 8900 e 7900.

De acordo com Vernieuwe, em 2015 quase todas as SmartTVs da Philips virão com Android TV, versão do sistema do Google para TVs, que apesar de trazer a mesma interface já vista nos modelos de 2014, está muito mais rápida do que suas antecessoras.

Com isso, os usuários passarão a ter acesso a duas lojas de aplicativo: a Gallery Philips e a Play Store, e também ao recurso de comando de voz do Android e ao navegador Chrome.

O aparelho da série 8900, de tela 4K curva e Android, tem Ambilight em três lados e tela 55 polegadas. Segundo a Philips, esta será a primeira TV com tela curvada e sistema operacional do Google.

Veja em fotos outras novidades da IFA 2014:

Além da resolução 4K (também conhecida como Ultra HD), presente em outras linhas de televisores apresentados na IFA 2014, a Philips aposta no Ambilight, tecnologia exclusiva de luz LED que projeta um brilho extra na parede atrás da TV.

Nesse sentido, destacam-se os aparelhos da linha 9100, que virão com Ambilight nas laterais e também na parte superior e inferior da traseira da TV (formando uma espécie de auréola de luz), tela 4K e sistema Android.

Além disso, as TVs da linha 9100 serão as primeiras com suporte ao Spotify Connect, recurso que permite ao usuário Premium do Spotify usar o serviço também na televisão. O Spotify Connect também já está disponível em alguns sistemas de áudio multiambiente da marca. A série 9100, com telas de 55 e 65 polegadas, chega às lojas ainda neste ano, mas apenas na Europa e Rússia.

Uma terceira linha com tela 4K promete ser uma das mais acessíveis do mercado segundo a própria Philips. Previstas também para o final do ano nos mercados europeu e russo, a série 7900 tem Ambilight em dois lados e dois tamanhos de tela, 49 e 55 polegadas. 

Em seu evento pré-IFA, a Philips também anunciou a integração do serviço de jogos na nuvem OnLive em suas TVs com Android. Tal novidade permitá que os usuários joguem na sua TV inteligente games de PC disponíveis na plataforma online, apenas conectando um controle sem fio próprio para games. O serviço assemelha-se ao que o Netflix faz com filmes e seriados, logo, exibe uma boa conexão com a internet.

Para 2015, o sistema foi renovado, mas o controle remoto que funciona como ponteiro e vem com um teclado QWERTY, outro diferencial, permanece como padrão.

Novidades em áudio e para a casa toda

Também mereceram espaço no palco do evento da Philips os novos fones de ouvido da linha Fidelio, um soundbar modulável e a Saeco GranBaristo Avanti, uma cafeteira que prepara café a partir de um aplicativo para dispositivos móveis, entre vários outros produtos que não chegam ao Brasil. Mostrada na IFA 2013 como protótipo, a Saeco terá uma edição limitada de 500 unidades que serão vendidas apenas em alguns países da Europa. 

* A jornalista viajou a convite da Philips.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.