Protótipo mostrado na CES 2014 é lançado na Europa

Ainda sem preço definido, TV curva da Samsung de 105 polegadas e tela 4K é mostrada na IFA 2014
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Ainda sem preço definido, TV curva da Samsung de 105 polegadas e tela 4K é mostrada na IFA 2014

Com 60% de participação no mercado global de televisões, a Samsung aposta agora na tela curva como característica responsável por criar uma nova subcategoria de produtos.

Para a empresa sul-coreana, que participa da IFA 2014 , maior feira de eletrônicos da Europa, depois do 4K, dos sistemas inteligentes e da conectividade, a próxima fronteira do setor é a flexibilidade. 

Vale lembrar que além da TV, a Samsung também está experimentando a tela curva em smartphones com o Galaxy Note Edge , cuja lateral apresenta uma leve curvatura que funciona de forma independente do restante da tela e é otimizada para o polegar. Diretor de produto da Samsung, Roberto Soboll afirmou ao iG que os celulares já foram bem explorados em termos de tamanho de tela e que a próxima tendência em display é oferecer novas formas de usos. Com o Edge, a Samsung explora de uma forma inusitada a leve curvatura da tela do aparelho.

LEIA TAMBÉM: Benefícios das televisões com telas curvas são limitados

Apresentada na CES 2014 como protótipo , a Bendable TV foi oficialmente lançada na IFA e em breve deve chegar aos mercados da Europa. Ainda sem preço definido e data de chegada, a TV de 105 polegadas tem cinco níveis de curvatura, ou seja, sua tela vai do "flat" ao "curved".  Maior nessa recente categoria, a Samsung TV UHD Curva possui resolução de 5120 x 2160, um total de 11 milhões de pixels, que equivale a cinco vezes a resolução Full HD.

A S9W, codinome da TV de bordas curvada, tem 21:9 de proporção, vem com um processador quad core e é inteligente, ou seja, roda o sistema operacional para Smart TVs da Samsung. Também no estande da Samsung é possível conhecer as TVs curvadas de outros tamanhos, que agora vão de 48 a 105 polegadas, dois soundbars curvados, acessórios de áudio que se conectam à TV e ainda monitores curvos.

No pavilhão da Samsung na IFA 2014 o público da feira, que é aberta a visitantes, pode ver a TV curva em ação e também transformada em arte. Uma escultura com 26 telas curvadas gera padrões de imagens em movimento diferentes. A obra é assinada por Miguel Chevalier, um pioneiro da arte digital, e se chama "A origem da curva", em tradução livre. A Samsung não é a única fabricante a investir na tela curva: Philips e LG são alguns fabricantes que também possuem modelos em exposição nos seus estandes.

LEIA MAIS SOBRE A IFA 2014:

Philips aposta em TVs com Android
Microsoft lança Windows Phone para quem gosta de selfies

*A jornalista viajou a convite da Philips.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.