Doro é marca líder de aparelhos otimizados para os mais velhos

À primeira vista, entrar no estande da Doro na IFA 2014 pode parecer uma viagem de volta ao passado. Aparelhos com teclas grandes e até com tampa, tal qual o emblemático Motorola StarTac, tomam conta do lugar. Olhando mais de perto, porém, descobre-se que por esse motivo a Doro é líder global de dispositivos para a crescente população de idosos.

O Doro Liberto 820 é o grande lançamento da marca para a feira, a maior de eletrônicos da Europa, e traz novidades que podem não atender aos anseios dos fãs mais jovens de gadgets, mas que certamente conquistariam alguns avós no Brasil. Um do destaques desse aparelho é que ele vem com um treinamento embutido. Isto é, um recurso de software que ensina o usuário mais velho a mexer no seu celular, ação por ação. A ideia aqui é que o idoso aprenda a usar seu smartphone sem a ajuda de ninguém.

Outra novidade do 820 é o My Doro Manager, uma ferramenta composta de um tutorial e de um aplicativo chamado Helper. O Helper permite que amigos e familiares acessem algumas funções do smartphone remotamente para auxiliar o usuário a resolver problemas específicos. O 820 traz ainda um botão de ajuda na parte inferior do aparelho e botões físicos para as funções de Opções, Início e Voltar presentes nos aparelhos que rodam Android.

No 820, o usuário tem acesso a todos os aplicativos da Google Play, uma vez que alguns equipamentos da Doro rodam Android. No entanto, essa versão do sistema operacional do Google é bastante modificada e, portanto, diferente da que estamos acostumados a encontrar em smartphones de grandes fabricantes. A interface é mais simples, com ícones obviamente maiores. O 820 tem tela sensível ao toque, câmera de 8 megapixels com flash que também faz video, GPS, Bluetooth e conectividade 3G.

O Doro Liberto 820 é um dos aparelhos mais avançados da marca, ao lado do 810, que também roda Android. Seu portfolio, no entanto, está recheado de featured phones , como os aparelhos da linha PhoneEasy, com teclado e tampa, ou ainda como o Secure 580, que tem quatro botões de números favoritos no lugar do teclado, ou ainda os da linha Primo, bastante básicos, similar aos primeiros celulares criados.

LEIA MAIS SOBRE A IFA:
Para Samsung, tela curva é a próxima onda, e não só em TVs
Microsoft lança Windows Phone para quem gosta de selfies

*A jornalista viajou a Berlim a convite da Philips.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.