Armação de aço inoxidável ao redor da tela e opções de pulseira deixam o G Watch R com visual mais próximo ao de relógios tradicionais

G Watch R é novo relógio inteligente da LG
Emily Canto Nunes/iG
G Watch R é novo relógio inteligente da LG


De olho no incipiente, mas promissor, mercado de relógio inteligentes, a LG lançou na IFA 2014 o acessório que finalmente pode agradar quem reclamava que tais dispositivos em nada se pareciam com relógios tradicionais.

Com sistema Android Wear, versão do sistema operacional do Google para dispositivos vestíveis, o LG G Watch R é, ao lado do Moto 360, da Motorola, um dos primeiros a ter tela circular P-OLED com resolução de 320 x 320.

A tela sensível ao toque de 1,3 polegada é uma das características que mais torna o aparelho semelhante a um relógio de pulso tradicional. Outras escolhas de design, no entanto, deixam o equipamento ainda mais convincente.

A tela, por exemplo, é envolta por uma armação de aço inoxidável com números e riscos que ajudam o usuário a ver as horas, enquanto o software oferece várias interfaces diferentes que simulam aos dos relógios tradicionais, de ponteiro ou mesmo digital.

Uma pulseira de couro e o botão do lado direito, como aqueles para ajustar as horas nos relógios comuns, dão um ar ainda mais clássico ao dispositivo feito na cor preta. Para reforçar essa semelhança com os tradicionais, o LG G Watch R é apresentado no estande da marca com várias opções de pulseiras, tanto em material quanto em cores. Ainda sem preço e data de lançamentos definidas, o G Watch R deve chegar aos mercados com algumas das opções de core e material apresentadas na IFA.

Como os demais aparelhos que rodam Android Wear, o G Watch R mostra em sua tela, além de informações básicas de data e hora, notificações de redes sociais e de chamadas telefônicas perdidas.

O recurso de reconhecimento de voz através do Google Now também está disponível, mas não foi possível testá-lo uma vez que todos os modelos expostos estavam rodando uma apresentação. O relógio inteligente possui ainda um sensor que permite medir batimentos cardíacos, além de acelerômetro e giroscópio.

Equipado com um processador Snapdragon 400 de 1,2 GHz, o LG G Watch R oferece 4 GB de armazenamento, 512 MB de memória RAM e uma bateria de 410 mAh. Além disso, e indo ao encontro de outros relógios inteligentes dos concorrentes, o G Watch R possui certificação IP67, o que significa dizer que ele pode ser submerso por até 30 minutos em até um metro de água. Na IFA, no entanto, não havia como testar essa característica também. Vai ser preciso esperar sua chegada no Brasil.

* A jornalista viajou a Berlim a convite da Philips

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.