Sistema operacional para dispositivos móveis da Apple chega a sua oitava versão em maior atualização já feita

Nesta quarta-feira (17), a Apple lança oficialmente o iOS 8, seu sistema operacional para dispositivos móveis. A partir desta data, usuários de iPhone, iPad e iPod Touch poderão baixar a oitava atualização do software para seus aparelhos. A nova versão estará disponível gratuitamente para aqueles que tiverem iPhone 4s, 5, 5c ou o iPhone 5s, iPod touch da 5ª geração, iPad 2, iPad Retina, iPad Air, iPad mini ou ainda iPad mini com tela de Retina.

Anunciado em junho, durante a conferência da Apple para desenvolvedores, a WWDC, o iOS 8 traz melhorias nos aplicativos de Mensagem e Fotos, o teclado Apple QuickType e a funcionalidade de Compartilhamento Familiar, além do app de Saúde.

Em geral, quando a atualização é disponibilizada, um aviso é exibido na tela dos dispositivos que rodam versões anteriores e que são compatíveis. Caso esse lembrete não apareça em breve, basta ir em Ajustes/Geral/Atualização de software e baixar o iOS8.

Grande parte das melhorias não são novidades para usuários de outros sistemas operacionais, como o Android, ou mesmo de aplicativos populares como Instagram, WhatsApp e MailBox. Ainda assim, o iOS 8 deve entregar uma melhor experiência ao usuário da Apple. A importância do sistema é tanta que a empresa está chamando essa de a maior atualização já feita no software, tanto para usuários quanto para desenvolvedores, que encontrarão mais ferramentas para criar e adaptar seus aplicativos. Veja abaixo algumas novidades:

Fotos

No aplicativo de fotos do iOS 8, as novidades são os novos recursos de buscar, editar e compartilhar imagens. Agora, a procura por fotos pode ser feita pelo dia em que ela foi feita, local ou nome do álbum. Outra novidade é a busca inteligente, que mostra imagens feitas na proximidade, naquele dia do ano anterior, ou ainda as imagens classificadas como favoritas.

Ferramentas de edição que corrigem a linha do horizonte e permitem que o usuário faça recortes na imagem também chega ao app. Fazendo às vezes de Instagram, a Apple também colocou uma série de filtros no seu programa de fotografia e uma ferramenta de time-lapse. Nesse modo, o aparelho é configurado para fazer fotos em intervalos selecionados que, no final do período, terão capturado uma passagem de tempo: o por do sol ou o movimento dos carros de uma cidade.

Mensagens

O aplicativo de Mensagens também chega renovado, com vários recursos vistos em outros programas do tipo, como o WhatsApp. A possibilidade de adicionar gravações de áudio às conversas e de fazer vídeos instantâneos para enviar por mensagem são algumas delas. Além disso, o app permite agora nomear bate-papos em grupo, compartilhar a localização e enviar fotos e vídeos em pacotes.

Design

Uma das novidades mais interessantes está no design, ou redesign do software. No iOS 8, é possível enviar e-mails, convites, lembretes e mensagens de aplicativos terceiros, como o Facebook, direto das notificações. Ou seja, ao baixar a janela de notificações, além das informações, o usuário encontrará a opção de responder ao e-mail ou de aceitar um convite, por exemplo. Além disso, a interface multitarefa está mais completa e ao alcance de um botão, mais especificamente de dois cliques no botão redondo Home. Além dos programas abertos, a função mostra agora os últimos contatos acessados.

Outras novidades de design parecem inspiradas em programas como Gmail ou Mailbox. No aplicativo de Mail é possível marcar para ler uma mensagem mais tarde e interagir com outros programas. Ao receber um número telefônico, o usuário pode, direto do e-mail, adicioná-los aos seus contatos. O mesmo acontece com eventos e reservas de voos, por exemplo.

O Safari também recebeu melhorias: a visualização em abas, por exemplo, está disponível também no iPad graças ao iOS 8. Além disso, é possível ver todas as páginas que estão abertas e as abas agrupadas.

QuickType

Outra novidade do iOS 8 está no teclado, o QuickType, que fará sugestão de próxima palavra ao usuário. Além disso, pela primeira vez na história do software, os teclados de terceiros estarão disponíveis. Segundo a Apple, seu teclado preditivo vai oferecer ao usuário palavras ou frases que provavelmente ele digitaria, com base em conversas anteriores e no seu estilo de escrita. O iOS 8 leva em consideração o estilo casual que o usuário usaria no Mensagens e a linguagem mais formal que usaria no Mail. Segundo a Apple, ele será capaz de sugerir ajustes de acordo com a pessoa com quem se está falando, um amigo ou chefe, por exemplo. O histórico das conversas é guardado apenas no dispositivo.

Compartilhamento familiar

Uma novidade interessante para quem tem vários dispositivos Apple em casa e na família é o Compartilhamento Familiar. Com ele, é possível dividir compras feitas pelo iTunes, iBooks e App Store com até seis pessoas, sem precisar compartilhar as contas, mas ainda assim usando o mesmo cartão de crédito. O aplicativo também permite que o usuário crie um álbum de família com contribuições de vídeos, fotos e comentários de todos os participantes.

Outra novidade interessante é que o Compartilhamento Familiar cria um calendário único e dá acesso a um mapa onde todos podem ser localizados a partir do GPS do aparelho. Outro recurso voltado para pais é que o programa permite que os pais configurem suas contas para que os filhos peçam permissão, diretamente no aparelho, antes de comprar algo no iTunes, iBooks e App Store. Assim que o pedido for feito, uma notificação aparece no dispositivo dos pais.

iCloud Drive

Bastante semelhante ao Google Drive, o iCloud Drive permite que o usuário tenha acesso e possa editar seus arquivos de qualquer dispositivo, inclusive de computadores que não são Mac, isto é, PCs. Com isso, todas as alterações que o usuário fizer em um documento aparecem automaticamente em todos os dispositivos. Uma novidade interessante é que os apps agora compartilham arquivos, tornando possível que o usuário trabalhe um mesmo arquivo em vários aplicativos. Ele pode, por exemplo, fazer um esboço em um programa de desenho e colorir em outro de pintura. Ou montar um gráfico em um app e colocar em uma apresentação original de outro programa.

Saúde

O aplicativo de Saúde do iOS 8, anunciando em junho, foi um dos grandes responsáveis por fortalecer o boato de que a Apple lançaria um relógio inteligente. Com a apresentação do Apple Watch no dia 9 de setembro, o aplicativo Saúde torna-se ainda mais promissor. O aplicativo trás um painel com todos os dados que são coletados pelo dispositivo ao qual está conectado. Batimentos cardíacos, calorias queimadas, nível de glicose, colesterol são algumas das informações.

A ideia do aplicativo é que ele funcione não apenas com o Apple Watch, mas com vários outros dispositivos do tipo, como as já populares pulseiras inteligentes. Por isso, a Apple dá ao usuário o poder de controlar que dados compartilhar com qual aplicativo. Outro destaque é que o app permite a criação de um cartão de emergência que aparece quando a tela é bloqueada.

Continuidade

Uma oitava novidade é o que a Apple chama de Continuidade, funcionalidade que permite ao usuário continuar algo que estava fazendo no iPhone, por exemplo, em outro dispositivo. Para usuários que já possuem seus aparelhos vinculados a uma mesma conta do iCloud, esse recurso é automático. A novidade chama-se Handoff e estará disponível nos principais programas do iOS 8: Mail, Safari, Pages, Numbers, Keynote, Mapas, Mensagens, Lembretes, Calendário e Contatos. Com o Handoff, o usuário pode, por exemplo, abrir uma página no computador e continuar visualizando ela no iPhone mais tarde.

Graças a essa continuidade o usuário também consegue atender uma chamada do seu iPhone no computador ou no iPad, basta que os dispositivos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi. Também é possível fazer ligações dos aparelhos conectados ao iPhone: o número do iPhone é usado sem que o usuário configure nada. O mesmo recurso é válido para mensagens. Ou seja, é possível mandar mensagens do Mac ou do iPad via a conexão com o celular.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.