T100TA, tablet que vira notebook chega ao Brasil por R$ 1.699

Em um passado não muito distante existia uma categoria de produtos chamada netbook. Para quem não lembra, os netbooks surgiram antes da popularização dos tablets como uma opção intermediária entre notebooks e smartphones, e que por serem menores em tamanho, eram também mais baratos. No entanto, com o passar do tempo, eles foram perdendo mercado para os tablets até desaparecerem. A chegada do Transformer Book T100TA, da Asus, no entanto, prova que a categoria tinha futuro.

LEIA MAIS: Gadget do dia: Asus Transformer T100TA

Lançado essa semana no Brasil, o Transformer Book T100TA com Windows 8.1 não é um netbook, mas o que a Asus chama de notebook 2 em 1. Há, porém, vários elementos que rementem aos netbooks: tela do tamanho de um tablet, 10,1 polegadas, e uma base com teclado, só que destacável. Ou seja, o T100TA é um tablet que quando acoplado a base se transformar num notebook de tela pequena, praticamente um netbook.

Com processador Intel Atom quad-core de 1,46 GHz e 2 MB Cache, o T100TA é a evolução do netbook, uma vez que é pequeno e portátil, só que mais potente. O armazenamento também o diferencia dos antigos netbooks e de alguns concorrentes. O aparelho vem com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento integrado, além de um disco rígido de 500 GB instalado na base do teclado, o que promete ser um diferencial do produto segundo Marcel Campos, gerente de produto da ASUS Brasil. O dispositivo possui ainda espaço para a expansão de memória com cartões microSD (SDXC) de até 64 GB.

Além disso, o gadget possui uma tela sensível ao toque de LCD IPS HD. Suas configurações também incluem conectividade Wi-Fi, USB 3.0 e uma câmera frontal com resolução de 1,3 megapixel para chamadas em HD. A bateria de duas células, totalizando 8060 mAh, dá ao tablet até 11 horas de duração. A recarga é feita através de uma porta mini USB no próprio tablet. Na base, apenas o teclado. As entradas mais importantes estão no tablet.

Até fisicamente o T100TA lembra um netbook: fechado com teclado, ele pesa apenas 1,15 kg e fica somente com 24,45 mm de espessura. Já como tablet ele pesa 550 gramas. O encaixe do tablet na base com teclado é bem fácil, assim como o desencaixe: ao simples apertar de um botão a tela está livre para andar por aí. As três travas que seguram o tablet na base também deixam o dispositivo bastante preso, sem risco de que as duas partes se separem.

O ASUS Transformer Book T100TA, que é fabricado no Brasil, já está à venda no varejo pelo preço sugerido de R$ 1.699,00 e oferece aos usuários gratuidade no pacote Microsoft Office 365 Personal por 1 ano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.