Disponível gratuitamente para Android, aplicativo ajuda a economizar água dando dicas para um consumo eficiente e também com um game sobre vazamentos

Nossa Água: ferramenta é gratuita e já está disponível para download no Google Play
Divulgação
Nossa Água: ferramenta é gratuita e já está disponível para download no Google Play

Para ajudar o brasileiro – e, especialmente, o paulista – a economizar água neste cenário de seca e ainda aprender a cuidar melhor desse recurso natural, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e o Instituto Akatu lançaram o aplicativo Nossa Água.

LEIA MAIS: Opera Max ajuda a economizar dados do plano 3G/4G

O app é gratuito e foi desenvolvido para orientar as pessoas em relação ao consumo consciente da água, além de oferecer calculadora de banho, dicas e um game sobre vazamentos. A ferramenta já está disponível para download no Google Play gratuitamente.

Além de dicas para a economia de água, o app oferece uma calculadora de banho, que contabiliza em litros o consumo de água conforme o tempo no chuveiro e ainda mostra um ranking do gasto em relação ao banho anterior. Se uma pessoa demora 40 minutos no chuveiro seu gasto médio pode chegar a 200 litros, enquanto que um banho de 10 minutos gasta 50 litros de água. O app ainda elogia aqueles que economizam e adverte quando o consumo é maior.

Outra utilidade do app está no jogo “O Encanador”, em que o usuário deve emendar vazamentos nos canos até que todas as extremidades estejam ligadas para a água fluir livremente pela tubulação. Em cada fase do jogo, o participante recebe uma dica de economia e pode optar por ler mais sobre o assunto e compartilhar nas redes sociais. O app permite que o usuário desafie seus amigos uma vez que o game tem conexão com as redes sociais.

No momento o app está liberado para aparelhos smartphones da versão Android, mas até o fim do ano será possível baixar no iOS e Windows Phone. O aplicativo marca o primeiro de uma série de ferramentas sobre consumo consciente que serão lançadas ainda este ano e que fazem parte do programa de educação financeira MeuBolsoemDia.com.br.

MAIS: Veja outros aplicativos que já foram destaque no App do dia:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.