Programa desenvolvido pela Intel roda em iOS e Android

Aplicativo de troca de mensagens animadas com reconhecimento facial criado pela Intel, Pocket Avatars está disponível para usuários de iOS e Android
Divulgação
Aplicativo de troca de mensagens animadas com reconhecimento facial criado pela Intel, Pocket Avatars está disponível para usuários de iOS e Android

Lançado pela Intel em junto deste ano, o Pocket Avatars é um aplicativo de mensagens over-the-top (OTT) que usa a câmera e o microfone do dispositivo para capturar as expressões faciais, movimentos da cabeça e a voz do usuário. Com essas informações, o programa criam avatars que enviam e recebem mensagens animadas em um vídeo 3D personalizado para cada usuário.

LEIA: Pocket ganha versão paga que armazena páginas "para sempre"

O app já está disponível para download gratuito na App Store, para aparelhos que rodam iOS, e no Google Play, para equipamentos que rodam Android. Ele ainda não está em português, mas mesmo em inglês, é bastante fácil de usar.

O software de gestos faciais já oferece mais de 40 avatares e novos personagens são adicionados regularmente, sendo que a maioria é de download gratuito – os que requerem compra custam R$ 2,46. Além de compartilharem os avatares, os usuários também podem enviar um texto padrão, como em qualquer app de conversa.

O Pocket Avatars é baseado em anos de pesquisas da Intel Labs e também é resultado da colaboração entre os especialistas da empresa. Para fazê-lo funcionar, é fácil: o usuário deve escolher um avatar da biblioteca, apontar a câmera para seu rosto e começa a falar com a câmera. À medida que o usuário fala, levanta ou abaixa sua sobrancelha, pisca, move a cabeça de um lado para outro, ou acena com a cabeça, o personagem reflete a expressão do usuário em tempo real, gravando tanto o áudio, quanto os movimentos faciais. Ao fim dos 15 segundos, o usuário pode revisar a mensagem antes de enviá-la a um de seus amigos.

De acordo com a Intel, algoritmos eficientes e robustos rodando em processadores atualmente disponíveis possibilitam a captura de imagens, mesmo com mudanças de iluminação e movimentos do usuário.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.